Neste mês de conscientização da segurança no trânsito, Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) tem realizado ações nas ruas do município, com o objetivo de abordar todos os temas de regulamentação no trânsito de Pinhais. Na manhã do dia 9, quinta-feira, os agentes contaram com o apoio da Polícia Militar na Avenida Camilo di Léllis, no Centro, para chamar a atenção dos motoristas sobre o uso das vagas de estacionamento destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência.
Batizada de “Só um minutinho”, a ação proposta pela Divisão de Engenharia, Mobilidade e Segurança Viária, da Seset, colocou cadeiras de rodas em vagas de estacionamento. Os motoristas que passaram pelo trecho receberam informativos e orientações das equipes, em reforço às boas práticas para um trânsito mais seguro e inclusivo.
“Temos observado algumas infrações na ocupação de vagas chamadas prioritárias, então essa ação visa colocar os condutores em geral no lugar daqueles que ocupam as vagas preferenciais. A gente denominou essa campanha de ‘Só um minutinho’, que é um discurso de todo condutor que não é preferencial quando ele usa essas vagas. Essas vagas são destinadas às pessoas que têm a credencial, que pode ser obtida no Detran de Pinhais, inclusive”, explica o diretor Diego Andrade.
Credencial deve ser emitida pelo Detran
As vagas exclusivas para pessoas com deficiência e a fiscalização do uso desses espaços é orientada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A credencial deve ser emitida pelo Detran-PR que, em Pinhais, fica na Rua Europa, s/n, no Centro, dentro do terreno da Secretaria Municipal de Urbanismo. Telefone: (41) 99237-5855. Mais informações no site do Detran-PR.
Passeio ciclístico
Em alusão ao Maio Amarelo, o Colégio Estadual Amyntas de Barros organiza, em parceria com a Seset, um passeio ciclístico neste sábado, dia 11. A concentração está prevista para às 8h30, com saída do Colégio, que fica na Rua Salgado Filho, 1.371, no bairro Pineville. A chegada será no Bosque Bordignon, na Rua Enedina Irael da Rosa, s/n, no Alto Tarumã. O trajeto tem 2,5 km de ida e mais 2,5 km na volta, totalizando 5 km.