A Guarda Municipal de Pinhais funciona 24 horas por dia, ininterruptamente. O atendimento é realizado pela Central de Monitoramento, pelo telefone 153 ou (41) 3912-5153. Esta opção de telefone fixo também é válida em situações onde a pessoa esteja em uma divisa do município, evitando que o chamado seja direcionado para guardas municipais de cidades vizinhas. Além do telefone, o cidadão também pode acionar o serviço de segurança pelo aplicativo 153 Cidadão ou pelos Módulos Eletrônicos de Monitoramento, instalados em pontos estratégicos do município.
Qualquer tipo de ocorrência que envolva situação criminal, como Lei Maria da Penha, furtos, roubos, homicídios, entre outras, recebe atendimento padronizado. Também, situações de trânsito, como veículo irregular (carro sobre a calçada, sobre faixa amarela, em estacionamento proibido, conversão ilegal, entre outras infrações às leis de trânsito), são fiscalizadas e autuadas pelos agentes, salvo casos de acidente com vítima – atendidos pela Polícia Militar.
Todas as ocorrências criminais são atendidas pela Guarda Municipal, que recebe a denúncia e encaminha sempre a viatura que estiver disponível. O tempo de resposta é rápido, podendo haver casos em que é solicitado apoio da PM. A Guarda realiza o boletim de ocorrência no local do fato. Dependendo da situação, os agentes fazem apenas orientações. Já em casos mais extremos – não havendo a resolução apenas com a orientação – conduzem para a delegacia.
Importante esclarecer que em situações que não competem à Guarda Municipal como, por exemplo, mato pegando fogo, gato preso em árvores – uma competência dos Bombeiros –, são encaminhadas ao órgão competente. Outro exemplo, são situações de pessoas em surto psicótico. Neste caso, é orientado ao solicitante a necessidade de ligar para o SAMU. Por ser caso de saúde e havendo necessidade, a GM pode prestar apoio ao SAMU.
Botão Maria da Penha
A Guarda Municipal de Pinhais também dispõe do aplicativo 153 Cidadão, por onde o munícipe pode baixar no celular e realizar o cadastro com o CPF e outros dados. No app há a opção de abrir uma ocorrência como Lei Maria da Penha ou perturbação do sossego. As equipes recebem na Central e encaminham o atendimento. Se ainda houver dúvidas sobre a ocorrência, os agentes entram em contato pelo telefone cadastrado pelo usuário no aplicativo. Além disso, o app ainda disponibiliza o Botão Maria da Penha, exclusivo para mulheres que sofrem violência doméstica e que tenham a medida protetiva válida. Ao acionar o botão, em cinco segundos o pedido chega à GM, sem a necessidade de ligação. As equipes vão ao endereço do cadastro ou pela localização do GPS do celular da vítima.
Botão do Pânico
O trabalho da GM também tem foco em prédios públicos, com prioridade a escolas e Cmeis, que contam com o Botão do Pânico. O acionamento do dispositivo é feito em casos extremos, em que não haja possibilidade de ligação, situações de risco à vida que podem ser atendidas com esta opção.
Operações
Em parceria com outros órgãos, as equipes municipais também realizam a Operação Aifu, que objetiva a fiscalização urbana junto aos conselhos municipais, fiscais de Urbanismo, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, entre outros. Também é realizada a Além da Operação Bloqueio, que visa a verificação documental de veículos e condutores, eventuais pendências, entre outras situações de trânsito.