Sistema próprio da Prefeitura de São José dos Pinhais economiza mais de R$ 6 milhões em dois anos

Sistema próprio da Prefeitura de São José dos Pinhais economiza mais de R$ 6 milhões em dois anos

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O sistema próprio de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica da Prefeitura de São José dos Pinhais completou dois anos de implantação na quarta-feira (01). O novo sistema foi implantado através de uma iniciativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico em conjunto com a Secretaria de Finanças, no ano de 2015. O principal objetivo do projeto, era redução de custos e melhoria do controle sobre a ferramenta, que atende empresas e prestadores de serviços em São José dos Pinhais.

Segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Muhlmann, até 2014 a Prefeitura possuía um sistema terceirizado com um custo anual de mais de R$ 3 milhões. “Após analisar o custo/benefício do sistema, o Departamento de Tecnologia da Informação desenvolveu um sistema próprio, com o objetivo de se adequar melhor às necessidades das empresas, e consequentemente gerar economia para os cofres públicos, podendo aplicar estes recursos em outros projetos”.

A implantação de um sistema próprio pelo município, permitiu uma relação maior entre empresas e Prefeitura no que diz respeito transparência e agilidade no atendimento, tendo em vista alocação de técnicos da Secretaria de Planejamento atuando diretamente com a Secretaria Municipal de Finanças, seja no atendimento ou aperfeiçoamento da ferramenta de maneira geral.

Hoje, o sistema está hospedado no datacenter da Prefeitura, em um servidor de aplicação virtualizado, com sistema operacional livre de licenças, gerando economia também na hospedagem, licenciamento e recursos computacionais. Conta com redundância dos recursos, garantindo maior estabilidade e disponibilidade dos serviços, onde todo o tráfego dos dados é protegido por criptografia. “Passar de um sistema terceirizado e caro, para um próprio da Prefeitura, melhorou o atendimento às empresas e gerou uma grande economia. Desde sua implantação, estima-se que já economizamos mais de R$ 6 milhões”, destaca Rafael Muhlmann.

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