O Prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, protocolou na manhã de quarta-feira, 21, na Câmara de Vereadores, o pedido de devolução do projeto de lei que tratava sobre a revisão da taxa de coleta de lixo.
No pedido, a Administração justifica a retirada do texto para uma reavaliação da proposta. O serviço municipal de coleta de lixo atende em São José dos Pinhais mais de 80 mil estabelecimentos, domiciliares, comerciais e industriais, totalizando um volume mensal superior a 5 mil toneladas de lixo.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Professor Assis Manoel Pereira, o projeto encaminhado altera a lei complementar de 2003, que fixou o valor da alíquota através do VRM (Valor de Referência Municipal), que corrigiu a taxa abaixo dos índices de inflação, o que gerou uma defasagem no valor. “E sobre isso, deve-se considerar também o grande crescimento imobiliário na Cidade, com centenas de novos empreendimentos, o crescimento populacional e até mesmo o poder de consumo da população que também aumentou, disse o Secretário.