Márcia expressa alegria com inauguração de Centro de Empreendedorismo e Artesanato

Márcia expressa alegria com inauguração de Centro de Empreendedorismo e Artesanato

Câmara Municipal de Pinhais

Sessão 04/11/2014

Vereadora Márcia
Vereadora Márcia

Na tribuna, a Vereadora Márcia Ferreira (PMDB) falou da alegria de participar da inauguração do Centro de Empreendedorismo e Artesanato – CEART, na quinta-feira (30/10). “Foi uma alegria participar da inauguração do Centro de Empreendedorismo e saber que artesãos poderão contar com um espaço para exposição de seus trabalhos e de geração de renda para suas famílias. O investimento para a construção foi de R$ 1,2 milhão, resultado de mais uma parceria da Prefeitura de Pinhais com o Governo Federal, um sinal de que Pinhais está no caminho certo ao fazer essas parcerias. Muitas obras na cidade receberam recursos federais. No local, também está funcionando o Banco do Empreendedor que oferece apoio para os empreendedores do município. Não poderia deixar de parabenizar os artesões, os servidores das secretarias envolvidas, o Prefeito Luizão e a toda população de Pinhais. Desejo sucesso a todos”, elogiou.

Restaurante popular

A Vereadora acrescentou a sugestão de construção de um restaurante popular no espaço do Centro de Empreendedorismo e Artesanato. “Seria ótimo implantar neste equipamento um restaurante popular, que aumentaria o fluxo de pessoas no local e consequentemente mais clientes para os artesãos”, sugeriu.

‘Novembro Azul’

Márcia também mencionou a campanha ‘Novembro Azul’, de prevenção ao câncer de próstata. “Em Outubro, tivemos o ‘Outubro Rosa’. Agora, é a vez do ‘Novembro Azul’, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum nos homens, depois do câncer de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença no Brasil. Que essa data possa incentivar os homens a procurarem o atendimento médico e realizarem os exames preventivos e deixarem de recorrer ao médico apenas quando a doença estiver instalada”, ressaltou.

Seminário da Diversidade

O início do Seminário da Diversidade foi lembrado pela peemedebista. “O III Seminário da Diversidade acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro aqui no município. Teremos palestrantes renomados. As discussões envolvem as temáticas dos diferentes grupos étnicos que contribuíram, e continuam contribuindo na formação do povo brasileiro, com foco nos Direitos Humanos, enquanto Direito Universal, independente de cultura, raça, gênero, e condição social. Cabe ressaltar que nesse mês teremos o Dia da Consciência Negra, data que virou lei municipal mediante projeto em que sou uma das propositoras, aliás, teremos uma grande oportunidade para debater o preconceito. Um tema, inclusive, que marcou essas eleições, a partir da discriminação dos nordestinos”, pontuou.

Erradicação do trabalho infantil

Nas explicações pessoais, a Vereadora Márcia, depois de parabenizar a Loja Simbólica Obreiros da Paz, pelo jantar beneficente realizado no último dia 31/10, em prol da Associação Nova União, comentou sobre o trabalho do Prêmio Nobel da Paz 2014, o indiano Kailash. “Entre as ações do contemplado com o Nobel da Paz deste ano, está a erradicação do trabalho infantil. Uma luta que sempre defendi, inclusive fui a propositora do projeto que instituiu no município o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. Kailash arrisca a vida todos os dias resgatando crianças exploradas pelas máfias do trabalho escravo. O trabalho infantil é um problema que temos aqui, crianças vendendo bala nas ruas ou ajudando os pais catadores de materiais recicláveis. É esse tipo de trabalho que combatemos. O Bolsa Família, aliás, contribui para a erradicação do trabalho infantil, ao exigir que os filhos dos beneficiados estejam na escola e que as vacinações das crianças estejam em dia. Só por isso, já vale a pena esse programa”, defendeu.

Repúdio a adiamento das eleições nas escolas estaduais

Ao finalizar, a peemedebista manifestou seu repúdio à decisão do Governador Beto Richa (PSDB) de prorrogar o mandato até 31 de dezembro de 2015, dos diretores e vice-diretores dos colégios estaduais, cancelando as eleições previstas para 2014 que elegeria de novos dirigentes. “É um retrocesso para nossa democracia, inaceitável que proíbam a comunidade escolar de eleger seus representantes. Estou nessa luta junto com nossos Professores e Professoras. É nosso direito e dever combater essa decisão antidemocrática do Governador Beto Richa”, criticou.

Vereador Gilberto do PT lamenta pedidos de intervenção militar em protestos nas ruas

Vereador Gilberto
Vereador Gilberto

O Presidente da Casa, Vereador Gilberto do PT, lamentou, nas explicações pessoais, o retrocesso que representa a população pedir nas ruas por intervenção militar contra o Governo Dilma Rousseff (PT). “É um movimento que chamou a atenção de jornais do exterior. Repercutiu no mundo inteiro o fato de populares estarem pedindo nas ruas por uma intervenção militar. A imprensa internacional questiona, sem entender, o que o povo brasileiro está pedindo nas ruas. Pedir intervenção militar é um retrocesso. Ao que parece, querem voltar a esse período pelo qual o Brasil já passou, de forma negativa, com o intuito de derrubar um governo reeleito democraticamente, através do voto do povo. A democracia é assim que funciona. Mesmo que houvesse vantagem de apenas um voto para Dilma, ela venceria democraticamente. Não tem essa coisa de dividir um país por causa de preferências eleitorais”, lamentou.

Eleições para diretores das escolas

O Vereador também demonstrou indignação por outro “retrocesso”, segundo frisou, este da parte do Governo Estadual. Gilberto referiu-se à prorrogação do mandato dos diretores das escolas estaduais por mais um ano, a partir do cancelamento das eleições de 2014 para nova diretoria nas instituições de ensino do estado. “O Governador Beto Richa tomou uma decisão antidemocrática. Representa um retrocesso para a democracia esta decisão. Ele adiou para o ano que vem as eleições. Mas percebe-se que a ideia é acabar com as eleições pela, comunidade dos diretores das escolas estaduais. O objetivo parece ser voltar aos tempos antigos, onde os diretores indicados eram feitos de cabresto do Governador para trabalharem em campanha pela reeleição. As eleições pela comunidade são uma conquista da população, da APP, e tem de permanecer. A APP Sindicato terá de trabalhar muito para impedir esse retrocesso. Lutamos tanto pela democracia, por essas eleições, e o Beto quer acabar com esse direito na rede de ensino estadual. É lamentável”, defendeu.

Nascimento da neta

Já finalizando, Gilberto expressou na tribuna sua felicidade com o nascimento de sua neta, no dia 3 de novembro. “Ontem ganhei mais um prêmio, depois do nascimento de meu primeiro neto, em março. Nasceu minha primeira neta, Helena, a quem visitarei, logo após esta sessão”, comemorou.

Vereadora Rosa Maria alerta para prevenção ao câncer de próstata, com ‘Novembro Azul’

Vereadora Rosa Maria
Vereadora Rosa Maria

A Vereadora Rosa Maria (PT) iniciou seu discurso falando sobre o calendário comemorativo do mês de novembro. “Neste mês, teremos muitas atividades, a exemplo do ‘Novembro Azul’ e do ‘Dia da Consciência Negra’. Tivemos o ‘Outubro Rosa’, durante o qual foram registrados mais de 800 atendimentos nas Unidades de Saúde do município. A expectativa é que tenham sido exames preventivos, apenas. Agora, em novembro, temos a campanha ‘Novembro Azul’. O homem, em geral, costuma ter dificuldades quanto ao exame preventivo do câncer de próstata. Por vergonha, medo. Mas é muito importante que façam o exame a partir dos quarenta anos. A prevenção é o melhor remédio”, alertou.

Dia da Merendeira

O Dia da Merendeira, comemorado em 30 de outubro, foi lembrado pela petista, que parabenizou todas as merendeiras, em especial as do município. “Parabenizo as merendeiras das escolas municipais, estaduais, dos CMEIS, que fazem um trabalho exemplar, preparando o lanche, as refeições das crianças com muito amor. O trabalho das merendeiras exerce um papel essencial, promovendo a nutrição adequada para que as crianças possam assimilar o conteúdo dos estudos”, destacou.

Projeto Arteris

Rosa Maria também parabenizou o Rotary pelo projeto Arteris, em parceria com a concessionária Litoral Sul, realizado com alunos de duas escolas de Pinhais. “A participação de duas escolas de Pinhais nesse projeto envolvendo a temática de trânsito seguro e meio ambiente resultará, inclusive, na entrega do prêmio do Rotary a aluno de Pinhais, no próximo dia 27, em Joinville. Mais uma vez Pinhais se destaca como referência pedagógica ao participar desse projeto”, salientou.

Referência cultural no município

A parlamentar ainda falou sobre a inauguração do Centro de Empreendedorismo e Artesanato. “O Centro deverá fomentar a criatividade dos artistas da cidade. É uma obra que transformou um espaço ocioso num centro de visitação e estímulo ao empreendedorismo. A parceria da Prefeitura com o Governo Federal também contou com emenda do Deputado Federal Ratinho Jr., que esteve presente na inauguração. São parcerias com a esfera federal que devem ser feitas. O espaço vai fomentar a economia e dar uma cara nova ao local, transformando-se numa referência cultural no município”, disse.

Fórum da Diversidade e Bolsa Família

Nas explicações pessoais, a Vereadora discursou sobre o Fórum da Diversidade, que acontece desde 2010. “Temos muitas questões a debater e combater, como o preconceito racial, contra nordestinos, gays, etc. Esse Fórum acontece desde 2010, e tivemos a grata felicidade de sediar, inclusive, o evento estadual. Um dos resultados foi a instalação de Comissões da Diversidade em cada unidade de ensino, onde entre outros, está a instituição do ensino de História da África”, discursou.

Rosa Maria lembrou que o preconceito aos beneficiários do Bolsa Família é outra questão referente à diversidade, acrescentando que o programa social do Governo Federal foi elogiado recentemente pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2014, o indiano Kailash.

ENEM 2014

Ao concluir, desejou sucesso a todos os alunos que participaram do ENEM 2014, inclusive a seus alunos. “Em 2013, foram 7 milhões de inscritos. Em 2014, são 8 milhões e 700 mil jovens. É um programa de sucesso do Governo Federal atrelado ao PRO UNI , iniciado em 2008, que oferece oportunidades para os estudantes ingressarem numa universidade particular ou pública”, finalizou.

Vereador Airton questiona teor dos protestos contra Presidente Dilma

Vereador Airton
Vereador Airton

O Vereador Airton (PSC) comentou na tribuna sobre os protestos da população contra a reeleição da Presidente Dilma Rousseff (PT). “Acabamos de sair de um momento democrático importante, como a eleição presidencial, e logo após este acontecimento, há movimentos de artistas, políticos e pessoas querendo uma intervenção militar em nosso país. Na sexta-feira (31), movimentos populares enviaram uma petição ao Presidente dos Estados Unidos para investigar as ações no Brasil da expansão comunista bolivariana movimento de esquerda criado em 1990, talvez as pessoas querem que volte o acontecido 1964 com os militares tomando o poder com o apoio do EUA. O povo vais às urnas votar para presidente e não respeita as escolhas eleitorais da maioria da população”, questionou.

Protestos pelo impeachment

O parlamentar ainda comentou sobre os movimentos nos estados, principalmente em São Paulo com a participação de 2.000 pessoas, e em Curitiba onde teve a participação de cerca de 100 pessoas pedindo o impeachment da Presidente Dilma e cartazes pedindo a intervenção militar no país, nos moldes de 1964 e anos subsequentes. “Naquela época, tivemos a repressão militar em todos os setores da sociedade. Parece que estão querendo reviver os tempos da ditadura e repressão militar, onde havia censura à imprensa, na área política, cultural e social. Os artistas e políticos que hoje fazem campanha contra a presidente não poderiam sair às ruas e se manifestar se estivéssemos sobre intervenção militar. Em 1964, houve aquele comício da Central do Brasil que deflagrou o golpe militar, com mais de 200 mil pessoas. Um golpe que recebeu apoio dos Estados Unidos e destituindo um governo legítimo eleito pelo povo”, observou.

Regime militar e Atos institucionais (AI)

“A partir do regime militar foram criados os atos institucionais, decreto dos militares e estavam acima de qualquer lei, até mesmo da Constituição e poderia fechar o Congresso Nacional e outros legislativos, cassar mandatos, suspender direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em estados e municípios, decretar confisco de bens e suspender direitos. Foram tempos terríveis, será que as pessoas querem que volte a época com a intervenção militar? Estas mesmas pessoas, que têm a oportunidade de se manifestar e expressar o que pensam, agora vão as ruas pedindo intervenção militar, de novo. Acredito que não acompanharam ou não leram a história do Brasil e o regime militar. Temos que pensar muito e estas pessoas meditarem mais sobre o que estão querendo. Reflita e pergunte: por que o regime militar foi melhor? As pessoas não podiam se manifestar nem pela fala e muito menos de forma escrita, e eram cassados e perseguidos políticos, sindicalistas, jornalistas e pessoas que se manifestassem contra o regime. Muitas pessoas morreram para que pudéssemos ter uma democracia”, finalizou.

Binga elogia os trabalhos realizados pela Secretaria do Meio Ambiente

Vereador Binga
Vereador Binga

O vereador Binga (PPS) elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o parlamentar, a secretaria tem feito um excelente trabalho em quase um ano de funcionamento. “Valeu a pena os vereadores desta Casa pedirem pela criação desta secretaria. Foi um projeto de indicação do Poder Legislativo, ao qual nem todos votaram a favor. Mas um projeto dessa natureza, nem todos vão considerá-lo importante. Muitas vezes, não dá para obter a adesão de todos”, observou.

Campeonato, no Poliesportivo

Sobre o Campeonato de Futsal, no Ginásio Poliesportivo, o parlamentar justificou o porquê de ter torcido pelo time da ‘ Selgo’, em jogo realizado na segunda-feira (03/11). “O time da ‘Selgo’  contou com três jogadores de Pinhais. Enquanto o time da UFPR não tinha nenhum atleta do município.  Assim, optei por prestigiar os atletas locais”, justificou.

Semana de Conscientização do Câncer Infantil

Ao concluir, Binga lembrou do projeto que institui a Semana Municipal de Conscientização do Câncer Infantil. “Trata-se  de um projeto que fizemos , aqui nesta Casa, que é muito importante”, pontuou.

Joãozinho Ribeiro sugere implantação de uniforme escolar nas escolas municipais

Vereador Joãozinho Ribeiro
Vereador Joãozinho Ribeiro

O Vereador Joãozinho Ribeiro (PSB) explanou na tribuna sobre mais um projeto elaborado por ele como sugestão à Prefeitura, o qual deverá protocolar. Trata-se de sugestão para a implantação do uniforme escolar em todas as escolas municipais. “É m projeto fabuloso e bastante viável, em vista do orçamento anual de R$ 200 milhões da Prefeitura. Destes R$ 200 milhões, 25% vão para a educação. Ou seja, há dinheiro para implantá-lo. É um projeto belíssimo, que tem a finalidade de promover a igualdade social entre os alunos. Em razão das diferenças de poder aquisitivo das famílias dos estudantes, há alunos que costumam ir com roupas, calçados, melhores que outros alunos mais pobres. Isso gera uma diferenciação de  classe social dentro das escolas. Com o uniforme doado pela Prefeitura, todos se sentirão iguais, socialmente. Haverá um padrão igual para todos. Outra finalidade, é garantir mais segurança aos alunos, uma vez que facilitará a identificação dos mesmos pelo uniforme”, explicou.

Airton Pereira Passarinho agradece homenagem do Rotary Club Iguaçu

Vereador Airton
Vereador Airton

O Vereador Airton Passarinho (PSC) agradeceu, nas explicações pessoais, à homenagem recebida do Rotary Club Iguaçu, por contribuição na compra de uma van para transporte de pessoas idosas, juntamente com o Vereador Leonildo Sandri (PRB). “Agradeço ao Rotary pelo reconhecimento. É muito gratificante colaborar e ainda receber o reconhecimento do que você faz com o coração é melhor ainda. Costumo dizer que nunca faço nada sozinho e nunca deixei de reconhecer os que contribuem, colaboram com os meus projetos sociais. Deixo aqui meu obrigado ao Rotary Iguaçu e ao vereador Leonildo, por ter convidado a Passarinho Automóveis para participar”, agradeceu.

Projeto “Galera do Bem”

O Vereador também enalteceu a ação entre amigos, denominada “Galera do Bem”, que visa a “adoção” de uma criança no período de Natal. “Esse movimento é merecedor de elogios e reconhecimento. A campanha visa a ‘adoção’ de uma criança neste Natal, a fim de fazer um natal melhor, levando alegria as crianças carentes. Desejo sucesso a todos os envolvidos”, parabenizou.

Centro de Empreendedorismo e Artesanato

A inauguração do Centro de Empreendedorismo e Artesanato foi outro assunto comentado por Airton Passarinho PSC. “Parabéns aos vereadores que votaram favoravelmente a tais projetos, parabéns aos artesãos e empreendedores, que certamente serão muito beneficiados. Lembro que esta obra recebeu emenda parlamentar do Deputado Federal Ratinho Jr., que mesmo após as eleições, não mediu esforços para estar presente na inauguração. O Deputado Ratinho Jr. já demonstrou em diversas ocasiões que tem respeito por Pinhais, sempre presente e contribuindo com emendas parlamentares para o município. Agradeço ao Deputado por essa emenda ao nosso município, que resultou no custeio da maior parte da verba orçada para a obra deste equipamento público, e esse é um dos motivos que defendi Ratinho Junior nestas eleições”, agradeceu.

Leonildo Gordo agradece homenagem do Rotary por participação em ação beneficente

Vereador Leonildo
Vereador Leonildo

O Vereador Leonildo Sandri (PRB) contou na tribuna sobre a homenagem recebida por ele e pelo Vereador Airton Passarinho (PSC), do Rotary Club Iguaçu. O reconhecimento da entidade deu-se em razão dos dois parlamentares terem contribuído para a compra de uma van para transporte de idosos, do Clube do Idoso, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais. “Participo, em ações beneficentes do Rotary, há dez anos. Convidei o Passarinho para ir comigo a um evento beneficente, em junho, para compra de uma van para transportar os idosos. Hoje, eu e o colega vereador recebemos uma singela homenagem com envio de diploma de agradecimento, pela nossa contribuição. É muito gratificante essa lembrança da nossa humilde ajuda. Gosto de  colaborar com ações beneficentes independente de município. Aqui, em Pinhais, também costumo ajudar, em igrejas, associações, creches, entidades. Esse reconhecimento, por mais simples que seja, nos gratifica e nos dá forças para continuar. Hoje, farei a entrega, aqui, do diploma ao Vereador Passarinho, enviado por meu intermédio, pelo Rotary”, contou.

Vereador Silvio Star esclarece que fusão do PPS com PSB não se consolidou

Vereador Silvio Star
Vereador Silvio Star

O Vereador Silvio Star (PPS) falou, nas explicações pessoais, sobre a entrevista que concedeu, recentemente, ao programa de rádio do Chicão Somavilla. Na entrevista, Silvio  falou sobre vários temas, dentre eles, sua campanha a Deputado Estadual, o apoio à reeleição do Governador Beto Richa (PSDB) e ao candidato Aécio Neves (PSDB), além de reforma política e sobre uma possível fusão do PPS com o PSB. “Sobre a fusão do PPS com o PSB, adianto aqui que tivemos a informação de que não acontecerá. Não se consolidou. A ideia é montar um bloco muito maior”, esclareceu.

Centro de Empreendedorismo e  Artesanato

O parlamentar prosseguiu abordando a inauguração do Centro de Empreendedorismo e Artesanato, que ocorreu na quinta-feira (30/10). “Participei da inauguração. É uma grande obra, feita num local antes ermo e que foi muito bem ocupado, aproveitado. Uma região privilegiada, logo na entrada de Pinhais. Feita com recursos federais, inclusive, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Ratinho Júnior, que bancou parte  dos recursos. Parabéns ao Poder Executivo Municipal e a esta Casa de Leis, que tem dado todas as ferramentas para que os projetos da Prefeitura sejam viabilizados”, parabenizou.

Coleta de lixo eletrônico

Outro projeto da Prefeitura elogiado pelo Vereador, este da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é o que deu início ao programa de coleta de lixo eletrônico, lançado recentemente. “A Secretaria está de parabéns. É um projeto feito em parceria com as empresas para coleta desse material altamente poluente, que causa um dano imenso ao meio ambiente, um prejuízo enorme”, congratulou.

Prevenção ao câncer bucal

O projeto de lei sancionado pela Prefeitura, da Vereadora Rosa Maria (PT), que institui o  Dia de Prevenção ao Câncer Bucal também foi enaltecido por Silvio. “É muito importante esse projeto que vai de encontro ao programa ‘Brasil Sorridente’, do Governo Federal. É uma campanha de implantação imprescindível aqui em Pinhais”, elogiou.

Jane Carteira celebra inauguração do CEART

Vereadora Jane Carteira
Vereadora Jane Carteira

A vereadora do Partido da República, Jane Carteira comentou sobre a inauguração do CEART (Centro de Empreendedorismo e Artesanato), ocorrida na última quinta-feira (30/10).

A parlamentar, que foi a fundadora da primeira feira de artesanato do município de Pinhais, no ano de 2007, se mostrou emocionada ao ver a evolução das feirinhas e a inauguração de um espaço fixo para os artesãos. “Desde 2007, eu luto para que o artesanato tenha mais espaço no nosso município. Fazíamos feirinha na Avenida Iraí. Fico feliz com essa novidade oferecida pelo município de Pinhais e tenho certeza que será muito aproveitado pelos nossos artesãos”, comentou.

Jane mencionou também o trabalho desenvolvido naquela época na UMP (União das Mulheres de Pinhais), que era representada pela Presidente Iris. “Tudo isso foi fundamental para que hoje tivéssemos este Centro de Artesanato em Pinhais. Parabenizo todos os envolvidos e sei que mais uma vez a população sai beneficiada”, disse Jane.

Jane finalizou dizendo que um sonho se tornou realidade.

Entenda o que é o CEART

O Centro de Empreendedorismo e Artesanato (CEART) atenderá os artesãos e empreendedores do município de Pinhais. Localizado no bairro Estância (onde era o antigo terminal de ônibus), tem aproximadamente 1200 m² de área construída. A divisão é feita por boxes, onde serão realizadas oficinas gastronômicas, cursos, informações de turismo, capacitações sobre empreendedorismo, gestão financeira e marketing além de ter um espaço reservado para o funcionamento do Banco do Empreendedor.

O SEBRAE também estará no local oferecendo informações para os negócios, além de orientar na abertura das empresas.

O investimento para a construção do CEART foi de R$ 1,2 milhões, que vieram da parceria entre Pinhais e o Governo Federal, resultado da emenda parlamentar do Deputado Ratinho Junior.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress