Na manhã do dia 13, quinta-feira, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma palestra a respeito da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa teve como público-alvo servidores da administração municipal e foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destaca o trabalho efetivo que tem sido realizado no município. “Tenho um grande carinho e admiração pela equipe que atua na Educação Especial e Inclusão Educacional aqui de Pinhais. Os profissionais trabalham muito e olham os desafios à frente que devem ser contornados. E ao olharmos para trás, percebemos o quanto avançamos em relação a este tema. Hoje, buscamos ainda mais conhecimento para que possamos olhar com ainda mais carinho para essas pessoas”, ressalta.
Tema desafiador
De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o tema é desafiador e traz a necessidade de eliminar preconceitos. “Quanto mais nos informamos a respeito de algo, mais segurança temos sobre as ações que devem ser feitas. Assim também funciona no ambiente profissional, devemos nos cercar de informações relevantes que facilitem o atendimento e cuidado com as mais variadas demandas atendidas pelos servidores”, comenta.
A palestra seguiu o tema “Transtorno do Espectro Autista: compreender para incluir” e foi proferida por Cassandra Fontoura Fiore Peron. A palestrante é graduada em Psicologia, possui especialização em psicopedagogia, educação especial, psicomotricidade aplicada à educação e neuropsicologia. Cassandra trabalha na Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional e atua na Semed desde o ano de 2004.
Também estiveram presentes, a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte; e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.
Conscientização
Em Pinhais, a Lei Municipal nº 1.801/2017 institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Para este ano, foram programadas ações alusivas ao tema durante todo o mês de abril para diferentes públicos. Estas iniciativas são realizadas pela Semed em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Associação de Famílias Autistas de Pinhais (AFAPI).