Servidores aposentados de Curitiba aprendem sobre alimentação saudável na Fazenda Urbana

Servidores aposentados de Curitiba aprendem sobre alimentação saudável na Fazenda Urbana

A visita à Fazenda Urbana fez parte da programação mensal oferecida pela AAPC para seus associados

“Um ambiente muito gostoso, com plantas lindas, pessoas atenciosas e muito aprendizado”. É como a servidora aposentada Souli Terezinha Bastos define a Fazenda Urbana, espaço da Prefeitura de Curitiba. Ela foi um dos oito aposentados que participaram da visita guiada à Fazenda Urbana organizada pela Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC).

No dia 7 de dezembro, terça-feira, os aposentados foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), no Capão da Imbuia, e participaram de um passeio imersivo pelo espaço de educação para práticas agrícolas sustentáveis. Acompanhados pelo guia Luiz Guilherme Scharf, eles conheceram o ciclo do alimento e algumas estratégias para evitar o desperdício.

“Nós aprendemos muitas coisas interessantes durante a visita. Sentimos o cheiro das plantas e conhecemos algumas verduras que eu nunca tinha visto. A flor da cenoura, por exemplo, me encantou. Eu não sabia que cenoura dava flor, e ela é linda, parece um buquê bem grande”, relata Souli, que foi servidora da antiga Secretaria de Recursos Humanos, e está aposentada há 22 anos.

Ela participou do tour junto com o marido, Edson, e ficou encantada com a Fazenda. “A gente já passou na frente da Fazenda quando fomos para Piraquara, e achamos diferente, bonito, mas não conhecíamos por dentro. Vendo de perto, o lugar é ainda mais bonito”, conta.

Rotina mais saudável

Durante o passeio, os aposentados também participaram de um bate-papo com a nutricionista Mônica Taques, que recomendou a diminuição do consumo do sal. Como alternativa, ela fez uma receita de sal de ervas junto com os visitantes e apresentou dicas para consumir menos sódio no dia a dia. O sal de ervas é feito com salsinha, manjericão, orégano e sal, e tem menos sódio que o sal tradicional.

O consumo excessivo do sódio pode causar hipertensão arterial, doenças renais e cardiovasculares. De acordo com Mônica, os brasileiros têm hábitos alimentares não muito saudáveis, e consomem o dobro do recomendado de sódio por dia.

Os aposentados também tomaram chá de hortelã e aprenderam a higienizar corretamente as frutas e legumes. Basta deixar os alimentos de molho em uma bacia com um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária por 15 minutos. Depois de enxaguá-los, estão prontos para consumo.

Ao longo da visita, o técnico que guiou o grupo também ensinou estratégias simples para que os aposentados cultivem sua própria horta em casa. As hortas urbanas podem ser construídas em pequenos espaços, e garantem uma alimentação rica em nutrientes, com alimentos frescos e livres de agrotóxicos. Além disso, o cultivo é uma atividade terapêutica que resgata a cultura rural.

Aposentados ativos

A visita à Fazenda Urbana fez parte da programação mensal oferecida pela AAPC para seus associados. Esta foi a última atividade do ano, e novas programações estão sendo planejadas para 2022.

Além dos passeios, a Associação dos Aposentados também oferece cursos de línguas, oficinas da memória e cafés da tarde em sua sede social (R. Nilo Peçanha, 300 – São Francisco). Interessados em se associar podem entrar em contato com a AAPC através do telefone (41) 3323-1044 ou pelo WhatsApp 9 8522 9158. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress