Servidoras de Pinhais comemoram Dia da Assistente Social

Servidoras de Pinhais comemoram Dia da Assistente Social

Dia da Assistente Social
A atividade contou com a participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e da secretária da pasta, Rosangela Batista.

Em comemoração ao Dia do Assistente Social, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu um encontro com as servidoras assistentes sociais no último dia 15, segunda-feira, na sede administrativa da Asepi (Associação dos Funcionários Públicos do Município de Pinhais). A atividade contou com a participação da prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e da secretária da pasta, Rosangela Batista.

O evento foi uma oportunidade para as profissionais trocarem experiências em diversas dinâmicas. Gizeli Filius, diretora do Departamento de Proteção Social Básica, comentou que a proposta uniu descontração com momentos reflexivos. “Fizemos uma acolhida com elas, em um café da manhã com a prefeita, depois fizemos uma dinâmica de integração, porque algumas não se conheciam ainda, então foi feita uma atividade bem divertida, de relaxamento e de interação entre elas e, depois, uma atividade reflexiva sobre a profissão em uma roda de conversa, com uma contação de história com Vanda Maruca. Também entregamos algumas lembrancinhas, e a atividade de integração foi conduzida pela atriz e educadora social Diana Monteiro Sitonio, que fez uma performance”, detalhou.

Serviço Social

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovação de sua lei regulamentadora, em 15 de maio de 1962, instituindo nacionalmente, também, a data como o Dia do Assistente Social.

Karina Silveira Ulson, assistente social da Prefeitura de Pinhais desde 2009, também destaca a importância da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada em 2004. “A partir da PNAS começamos a ter diretrizes para efetivar a assistência social nos municípios, estados, em toda a união, como um direito de cidadania e responsabilidade do Estado”.

Karina ainda reforça que “a assistência social não é universal, é para quem dela necessita, para aquele público específico naquele momento. A gente trabalha as potencialidades do público, visando a sua emancipação, a sua autonomia, ou minimamente redução de danos daquela condição de vulnerabilidade social”, completa. Tendo passado pelos Cras Oeste, Sul e Norte, além do Creas, a servidora hoje compõe o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, junto à psicóloga Solange Rodrigues Leite e à educadora social Raudicléia Nascimento. Elas fazem todo o acompanhamento de famílias, pessoas idosas e com deficiência que não conseguem acessar os Cras do município.

Evento comemorativo

A prefeita Rosa Maria enalteceu, durante o evento de comemoração ao Dia da Assistente Social, o trabalho realizado pelas profissionais. “A palavra é, para além de gratidão, respeito; admiração. Contratamos tantos profissionais técnicos, e o fazemos por ousadia, necessidade, porque compreendemos que uma cidade que quer cuidar das pessoas, precisa ter pessoas especializadas em cuidar. Eu considero esta pasta a mais importante na interface do cuidado com as pessoas”, declarou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress