O TelePaz, serviço de acolhimento emocional da Prefeitura de Curitiba, é gratuito para toda a população e continua funcionando de segunda a domingo, inclusive nos feriados, das 8 às 18 horas. A iniciativa criada no início da pandemia, em 2020, conta atualmente com quatro psicólogos, funciona por meio de ligações telefônicas e atende em média 180 cidadãos por mês. Os telefones do TelePaz são: 3350-8500 (para a população em geral) e 3350-8200 (para servidores).
Os principais relatos atualmente ainda são de sintomas de ansiedade e depressão. A coordenadora do TelePaz e psicóloga da Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP), Erliete Alves Bernardi Melinski, destaca que, embora o projeto tenha sido criado para atender pessoas que sofreram com os impactos da pandemia, as queixas dos pacientes podem ser diversas.
“Hoje em dia, mais da metade dos atendimentos não tem relação direta com a pandemia. As pessoas ligam para falar sobre questões familiares, profissionais, conflitos internos. Isso mostra o quão importante é um serviço como esse, que oferece acolhimento emocional para as pessoas em momentos de crises e dificuldades”, descreve.
No primeiro semestre de 2021, 1.042 pessoas ligaram para o TelePaz, e destas, 403 apresentaram queixas diretamente relacionadas à pandemia. O número é menor do que o de 2020.
“Conforme as pessoas vão se vacinando e voltam a sair de casa, a ver os familiares com mais frequência, elas deixam de precisar do nosso atendimento. Mas outras pessoas, pelos mais variados motivos, ainda precisam de nós. E nós estamos aqui”, reforça. No total, o projeto já atendeu 3.954 cidadãos.
Erliete adiciona que o TelePaz não substitui uma terapia, e que os psicólogos que atendem as ligações podem orientar os pacientes para um atendimento presencial especializado no SUS, para a população em geral, ou na rede credenciada do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), para os servidores que têm o plano de saúde.
Em alguns casos, é possível também que os psicólogos retornem as ligações nos dias seguintes para saber se o paciente procurou ajuda especializada e se está se sentindo melhor.