Depois de Curitiba, São José dos Pinhais é o 2º maior gerador de resíduos sólidos da Região Metropolitana que coleta diariamente cerca de 200 toneladas de materiais recicláveis o que equivale à massa corporal de 30 elefantes com peso individual de 6,5 toneladas.
Na manhã do dia 16 de maio, quinta-feira, funcionários da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de São José dos Pinhais (Secom), receberam a apresentação do projeto ‘Meu Ambiente’ desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente do município (Semma) e executado pela empresa ‘Amapaz’ que participou e ganhou a licitação.
Com duração de 12 meses, a primeira etapa do projeto contempla todas as secretarias municipais da Administração Pública que vão receber a visita técnica da equipe da ‘Amapaz’ que já está levando o projeto, ao mesmo tempo, nas instituições de ensino da cidade.
A equipe da empresa é formada por Educadores e Técnicos Ambientais, Assistente Social, estudantes de Serviço Social e um administrador. Inédito na história do município, o projeto de amplo alcance chegará a toda população do município através de palestras, distribuição de materiais didáticos (cartilhas), rodas de conversa e pelo trabalho de porta em porta. Comerciantes, condomínios, coletores de material reciclável e moradores da área rural e urbana fazem parte do público-alvo da ação.
Especializada no relacionamento com comunidades e na elaboração de projetos que utilizam metodologias participativas, a ‘Amapaz’, criada há mais de 20 anos, está sediada em São José dos Pinhais há cerca de uma década e tem vasta experiência na área ambiental e sólida formação profissional no Brasil e nos EUA.
No município, o objetivo do projeto é promover a valorização da consciência da população sobre conservação ambiental incentivando a corresponsabilidade do cidadão com intuito de reduzir a quantidade resíduos recicláveis destinados ao aterro sanitário e dos pontos de descarte irregular. Além disso, a proposta do ‘Meu Ambiente’, busca integrar instituições da sociedade civil e comunidade em geral com instituições públicas e associações de materiais recicláveis.