Seminário realizado em Pinhais reforça importância do patrimônio histórico cultural

Seminário realizado em Pinhais reforça importância do patrimônio histórico cultural

pinhais01

 

Além de palestra sobre o tema, foi realizada a eleição dos suplentes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural

O Departamento de Cultura de Pinhais realizou a quarta edição do Seminário Municipal de Cultura. O evento contou com a palestra “O que é Patrimônio Histórico Cultural, sua importância, o trabalho do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural e a participação da comunidade”, ministrada por Lia Onno e Kissia Stein, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (IPHAN-PR).

Na ocasião também foram eleitos os suplentes que integram, a partir de agora, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural, são eles: Ivana Carla Hubsch e Valdacir José Ramão. A atividade, aberta à participação da comunidade, contou também com a presença dos conselheiros municipais do Patrimônio Histórico Cultural, da Cultura e do Turismo.

Cabe destacar que Pinhais ocupa a posição de segunda cidade do Paraná a possuir o Sistema Municipal de Cultura concluído. O Sistema é composto por Conselho de Cultura, Lei de Incentivo à Cultural, Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura. O agrupamento de todos esses elementos compõe o Sistema proposto pelo Ministério da Cultura.

Representando o Prefeito de Pinhais, a Secretária de Administração, Rosa Maria de Jesus Colombo destacou o trabalho realizado em prol da cultura no município. “Pinhais se destaca a cada dia porque a cultura, sem dúvida nenhuma ressignifica a vida das pessoas e fortalece a identidade da cidade”, destacou. “Podemos citar muitos eventos e projetos realizados nesta área, pois temos um grupo empenhado para fazer a cultura acontecer, todos estão de parabéns, e os conselheiros têm um papel muito importante nesta construção”, afirmou a Secretária.

De acordo com o Diretor do Departamento de Cultura, Laércio Sobral é importante poder contar com a presença e participação ativa da comunidade. “Todos devem estar inteirados sobre os avanços e necessidades, no âmbito cultural, em nossa cidade. Isso faz com que se crie um alicerce para que possamos valorizar mais ainda os artistas da nossa terra”, comenta. “Nós temos um calendário cultural riquíssimo em nosso município, pois entendemos a importância desta área para o desenvolvimento de Pinhais e de cada pessoa envolvida”, destacou.

Sobre os conselhos, Sobral destacou a representatividade destes na construção de políticas públicas. “Os conselhos integram o Sistema Municipal de Cultura, e para que nós possamos dar continuidade aos projetos na área é imprescindível que estas entidades estejam atuantes, respaldando o trabalho do executivo”, afirmou o diretor.

Plano Municipal de Cultura

Entre os anos de 2009 e 2012 foi elaborado o Plano Municipal de Cultura, sendo este um trabalho a ser executado nos próximos 10 anos. O documento foi construído por meio de propostas feitas pela comunidade nos seminários, fóruns e conferências realizadas neste período. As ações executadas têm como atores principais os conselheiros, os quais representam a sociedade civil organizada e os órgãos executivos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress