Seminário na Assembleia Legislativa debate os temas da Gestão Inteligente e da Inovação

Seminário na Assembleia Legislativa debate os temas da Gestão Inteligente e da Inovação

Vários casos de sucesso foram apresentados à plateia, formada na sua maioria por profissionais da área de tecnologia e estudantes

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu na quinta-feira, dia 14, o I Seminário Estadual de Gestão Inteligente e Inovação. A iniciativa atendeu a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), que destacou a importância da interação com os novos projetos de gestão tecnológica e as experiências de sucesso da iniciativa privada e que podem, inclusive, auxiliar na diminuição da burocracia e na otimização dos serviços públicos.

“Inovação e gestão são temas que precisam ser trazidos para o Legislativo, porque boas ideias e bons modelos podem dar maior eficiência ao poder público, e com menor custo. O mundo vive um momento em que as tecnologias ganham cada vez mais importância e empreender é fundamental”, disse o parlamentar, que lembrou ainda, ao abrir o evento.

Vários casos de sucesso foram apresentados à plateia, formada na sua maioria por profissionais da área de tecnologia e estudantes. Entre os participantes, a gestora Marcia Cavalcante Rodrigues, da empresa Curitiba Angels, que financia projetos de inovação, falou sobre o grande potencial do mercado para as novas ideias. “Somos financiadores de oportunidades, investidores individuais em busca de bons modelos, ideias e projetos. Com isso geramos empregos e mudamos a realidade social a partir do fomento da inovação, porque é na necessidade que surge a inovação”.

Incentivar a participação de estudantes para aprimorar tecnologias também foi uma das propostas do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR), professor Paulo Cesar Porto Martins. “É um desafio que temos, porque os melhores projetos de inovação, de criação e gestão empreendedora nascem dos bancos escolares, das faculdades. Por isso é necessário que tenhamos uma política de incentivo mais efetiva em todos os níveis educacionais”.

Exemplos de negócios voltados à sustentabilidade, como é o caso da Inova Green, de energia renovável, e da Lilibox, voltada para produtos estéticos, foram ainda apresentados pelos seus responsáveis, Lorena Castanho Chagas e Rafael Rodrigues Luciano, respectivamente. Em seguida, o publicitário e idealizador do Rock in Rio, Evandro Barreto, também falou aos presentes.

O Legislativo ainda homenageou diversos jovens empreendedores de destaque no Paraná, como forma de reconhecimento pelo dinamismo, inovação e práticas sustentáveis nas suas áreas de atuação.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress