O evento teve como tema “Novas atitudes – reeducando o olhar e o coração” e foi promovido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação
Com o tema “Novas atitudes – reeducando o olhar e o coração”, Pinhais realizou a quarta edição do Seminário Metropolitano de Educação Ambiental. O evento foi promovido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Ministério Público do Paraná, entre os dias 7 e 8 de junho. A programação contou com palestras, minicursos e apresentações culturais.
A Prefeita de Pinhais, Marli Paulino, esteve presente na abertura do evento e falou sobre a dedicação dos profissionais que realizaram a atividade. “Em mais um Seminário vemos a atenção aos detalhes, desde a decoração com reaproveitamento de materiais, até a rica programação. Estão todos de parabéns pelo maravilhoso evento”, enalteceu a prefeita. “Destacamos também a participação dos palestrantes, que trabalharam temas tão pertinentes e contribuíram muito para o sucesso da ação”, finalizou.
Leonardo Ferreira da Silva, do Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo (GASB), que pertence ao Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, do município de Colombo, destaca a importância de trabalhar a temática ambiental. “A gente trabalha as questões de sustentabilidade no colégio e procuramos inovar para trazer uma nova interação com a comunidade escolar, para deixar o tema mais interessante e para que deixe de ser visto como chato”, afirma. “Temos muito a melhorar e mostrar para as outras pessoas que precisamos mudar atitudes simples como não jogar papel na rua, por exemplo”, completa.
Emerson de Oliveira Matias, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi responsável pelo minicurso “O Horto Municipal de Pinhais como Espaço Não-Formal para Educação Ambiental”. Ele afirma que o município tem feito sua parte em prol da preservação e educação ambiental. “Nos últimos anos Pinhais tem pensado muito em como contribuir para a melhoria das questões ambientais dentro e fora do município. Entre as ações estão o Horto Municipal, utilizado como espaço não formal de educação ambiental, e o Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza, os quais têm contribuído muito para a melhoria da qualidade ambiental municipal”, detalha.
Presença
Estiveram presentes na abertura do Seminário: a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria; a secretária Municipal do Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a secretária Municipal se Educação de Pinhais, Andrea Franceschini; a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista; a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora professora Cinéia e o vereador Dirceu da Aposentadoria; o procurador de Justiça, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e da Habitação e Urbanismo, Dr. Alberto Vellozo Machado; o coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica Educacional e Tecnológica da UTFPR, Campus Curitiba, Profº Dr. João Amadeus Alves; o coordenador executivo e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart.
A solenidade também contou com a apresentação cultural da Escola Municipal Candido Portinari, com o musical País das Águas. Os organizadores do 4º Seminário Metropolitano de Educação Ambiental destacam ainda que a resposta do público foi bastante positiva, devido à diversidade das atividades propostas.