O projeto, do Ministério do Esporte, tem como objetivo desenvolver atividades esportivas para crianças de 6 a 12 anos
Seguem em Pinhais as ações promovidas por meio do Programa Segundo Tempo. A iniciativa, que é oferecida pelo Ministério do Esporte, tem como objetivo desenvolver atividades esportivas, no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 12 anos.
De acordo com a coordenadora geral do Programa Segundo Tempo em Pinhais, Meyre Martins de Assis, o projeto conta com cerca de 500 participantes e se torna cada vez mais significativo. “A aceitação tem sido ótima por parte dos alunos, pais e responsáveis. Os envolvidos compreenderam os objetivos deste trabalho e isso estabeleceu confiança na comunidade escolar. Este é um programa sério que se consolidou e integra gradativamente as escolas participantes”, afirma.
Para o coordenador pedagógico do programa, Alison Jean Machado Borba, no segundo ano de implantação em Pinhais, a iniciativa se firma com sucesso e atrai o interesse de um número cada vez maior de participantes. “O Programa procura valorizar muito além dos esportes; visa proporcionar, por meio dele, inúmeras vivências corporais, jogos, brincadeiras, e atitudes como, respeito, inclusão, diversidade, autonomia, cooperação e outros”, explica.
As atividades são realizadas sempre sob a orientação de profissionais e acadêmicos de educação física. O projeto é desenvolvido no município de Pinhais nos seguintes núcleos: EM Clementina Cruz, EM Lírio Jacomel, EM Marins de Souza, EM Aroldo de Freitas e EM Severino Massignan e C.E. Semiramis de Barros Braga. Os alunos participam três vezes por semana de diversas atividades esportivas, jogos e brincadeiras.
Segundo Tempo
O Programa Segundo Tempo tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, o qual evita a seletividade, e a hipercompetitividade dos praticantes, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes como fator de formação da cidadania e melhora da qualidade de vida. Tem a finalidade de alcançar prioritariamente aqueles que se encontram em áreas de vulnerabilidade social e regularmente matriculadas na rede pública de ensino, visando ocupar o tempo livre dos participantes.