Sede do Instituto João Ferraz de Campos tem reforma concluída

Sede do Instituto João Ferraz de Campos tem reforma concluída

pinhais05

O espaço, que atende crianças e adolescentes do município, atua em parceria com a Prefeitura

 

Nesta semana foi realizada em Pinhais a cerimônia de inauguração do Instituto João Ferraz de Campos. A sede do projeto, localizada no Bairro Vargem Grande, passou por uma extensa reforma. O espaço atende crianças e adolescentes de Pinhais e conta com a parceria da Prefeitura por meio de um convênio que visa atender ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Durante a cerimônia, o Prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, avaliou positivamente o trabalho desempenhado pelo Instituto. “É importante que a administração pública saiba valorizar projetos que visem o bem comum. Temos que reconhecer a importância deste tipo de iniciativa que tanto nos auxilia na busca do interesse público”, afirma.

O Presidente do Instituto, João Elísio Ferraz de Campos, também valorizou a parceria com a Prefeitura. “Sabemos que a sociedade tem que fazer a sua parte e é isso que procuramos fazer. Aqui em Pinhais temos apoio total da administração municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e demais envolvidos e isso é muito gratificante”, comenta.

Para a Secretária de Assistência Social, Rosângela Batista, a preocupação com a ampliação e reforma do espaço demonstra a seriedade com que o projeto é conduzido. “A dedicação e cuidado com que as ações são realizadas pelo Instituto são louváveis. E são estes atos que se tornam determinantes na vida das pessoas que são ajudadas por meio das atividades aqui desempenhadas”, salienta.

Também estiveram presentes no evento a Secretária de Administração, Rosa Maria; a Secretária de Educação, Andrea Franceschini; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Pinhais, Gilberto Hartkopft; a Vereadora Márcia Ferreira; o padre Elias Zago e demais membros da comunidade.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Em Pinhais, a Prefeitura aderiu em 2010 ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e assumiu o compromisso de erradicar o trabalho infantil do Município. Em convênio com o Instituto João Ferraz de Campos, o programa atende crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, moradores de Pinhais.

O Projeto desenvolvido no Instituto oferece no contraturno escolar diversas oficinas, como por exemplo: música, informática, raciocínio lógico, literatura, texto, artes e educação física e atende as crianças encaminhas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Tutelar.

A legislação brasileira proíbe todas as formas de trabalho para crianças e adolescentes com idade abaixo de 16 anos, exceto a aprendizagem a partir dos 14 anos. Mesmo assim, de acordo com o Censo 2012, no Brasil, 132 mil crianças de 10 a 14 anos são responsáveis pelo sustento de suas famílias. Para reverter este quadro, o País assumiu perante a comunidade internacional o compromisso de erradicar até 2016 todas as formas de trabalho infantil.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress