Em reunião com o prefeito Rafael Greca no dia 20 de setembro, terça-feira, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, elogiou os projetos de mobilidade implantados e em andamento na cidade como referências pela redução de mortes por acidentes nas vias públicas.
“Os projetos de Curitiba estão alinhados ao conceito de redução de mortes no trânsito. O que vimos aqui mostra que é possível promover a acessibilidade e mobilidade seguras com planejamento de forma integrada”, disse o representante da Senatran, órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Curitiba faz parte de iniciativas nacionais e globais pela redução de óbitos por acidentes nas ruas, respectivamente os programas Vida no Trânsito e o Visão Zero.
“Estamos comprometidos com a redução da velocidade nas ruas de Curitiba. O princípio é não corra, não mate, não morra. Neste ano tivemos até aqui 51 mortes no trânsito, mas nosso esforço é para zerar este quadro. Nossa cidade já reduziu o número de acidentes com mortes de 310, em 2011, para 168, em 2020”, reforçou o prefeito.
Na reunião, Greca esteve acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel; do presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e da superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella. Também participaram o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Curitiba, Antonio Paim, e o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado.
No Ippuc, Frederico Carneiro conheceu o projeto de Rua Completa implantado na Voluntários da Pátria e o das vias compartilhadas em fase de implantação na Avenida República Argentina. O modelo conta com áreas compartilhadas marcadas por pisos com padrões de diferentes texturas e tamanhos para a circulação livre de pedestres com prioridade em relação a veículos de passeio, bicicletas e motocicletas.
Também foram apresentados os projetos de revitalização do espaço urbano com novas calçadas e estrutura cicloviária do entorno do Mercado Municipal e da urbanização do Bairro Novo do Caximba, que também contará com vias compartilhadas.
Carneiro destacou os projetos curitibanos também como elementos de promoção do comércio e serviços. “As ruas acabam se transformando em verdadeiros shoppings a céu aberto, até porque ninguém entra de carro para comprar”, observou o secretário nacional de Trânsito.
Motociclistas
Outra preocupação manifestada na reunião foi com a segurança dos motociclistas, em grande parte vítimas de acidentes de trânsito. De acordo com Carneiro, a campanha nacional de trânsito desenhada para 2023 terá foco nos motociclistas.
Ainda em relação às demandas que envolvem a circulação de veículos, o prefeito entregou ao secretário um ofício em que solicita a regulamentação, por órgãos reguladores e de inspeção, como o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para testes de equipamentos de aferição de ruídos excessivos.
“Estamos estudando a possibilidade de promover um projeto de silêncio urbano em locais próximos a hospitais, escolas, creches e casas de atendimento a idosos. A população reclama muito de ruídos excessivos, muitas vezes provocados por escapamentos”, observou o prefeito.
Segundo Carneiro, o pleito de Curitiba será analisado pelo órgão federal.
Desafio
A redução de ruídos nos centros urbanos é um grande desafio das metrópoles. Em Curitiba, ações como os testes dos ônibus elétricos se unem a outras tecnologias de cidades inteligentes, como um inédito sistema monitor de ruído de veículos automotores.
O equipamento, já usado em países como a França, será apresentado no dia 26 de setembro e irá ajudar a flagrar o excesso de ruído gerado nas ruas, principalmente por sistemas de escapamento de veículos e motocicletas fora do padrão ou customizadas.