A Prefeitura de Pinhais, por meio da parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, lançou o Programa Amamentar – Pinhais Incentiva. O evento de lançamento foi realizado na última semana no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Milton Santos, localizado no bairro Jardim Amélia. O Programa vem suprir a necessidade de proporcionar um espaço acolhedor para crianças e mães, nos Cmeis que atendem a faixa etária de 0 a 3 anos, apoiando e incentivando o aleitamento materno, com salas de apoio à amamentação, formações sobre o tema e ações para sua continuidade.
Aleitamento materno
De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, o programa surge da necessidade de atender ao direito das crianças ao aleitamento materno. “Conforme descrevem a nota técnica nacional sobre segurança alimentar e nutricional e os parâmetros e indicadores municipais de qualidade para educação infantil de Pinhais, o ambiente escolar é um local propício para o incentivo aos hábitos saudáveis. Quando se fala em aleitamento materno, refere-se ao ato de amamentar e também ao direito da mãe levar o seu leite congelado e armazenado de forma correta para os Centro Municipais de Educação Infantil”, destaca.
Sobre o projeto
O programa está sendo implementado em oito Cmeis que atendem a idade de 0 a 3 anos: Aprendendo e Crescendo, no bairro Alto Tarumã; Enedina Alves Marques, no bairro Estância Pinhais; Marcelino Champagnat, no bairro Maria Antonieta; Milton Santos, no bairro Jardim Amélia; Tarsila do Amaral, no bairro Vargem Grande; Tatiana Belinky, no bairro Weissópolis; Vinicius de Moraes, no bairro Weissópolis; Vó Charlote, no bairro Atuba. Para o ano de 2025, mais duas unidades passarão a integrar o programa: Cmei Rosi Galvão, no bairro Jardim Karla e Cmei Monteiro Lobato, no bairro Emiliano Perneta.
Direito garantido
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, reforça que a amamentação é um direito garantido por lei e todos são responsáveis pela proteção deste direito. “O momento de amamentar um filho é algo sublime, é um dos atos de amor mais bonitos que a sociedade pode presenciar. Uma ligação linda entre mães e filhos. E favorecer este momento é algo simples, mas grandioso. Desejo que este programa estimule o amor, a união e cooperação da unidade de ensino com as famílias”, ressalta.
Durante o lançamento, Tatiana Gaya e a filha Liz, de 10 meses, e Camila Zelin, com a filha Gabriela, de 6 meses, realizaram uma apresentação de dança. Tatiana é professora da Rede Municipal de Ensino de Pinhais e desenvolve um projeto de aulas de ballet e jazz para mamães e bebês no sling (tecido que permite carregar o bebê junto ao peito da mãe e manter as mãos livres). No ato, a mamãe do pequeno Caio, Luanni Dal Prá, fez uso das instalações da sala reservada especialmente para a amamentação.
Também estiveram presentes no evento de lançamento, a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas; a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Deaps), Viviane Maysa Tomazoni; Andressa Montilla, da gerência de Educação Infantil; Daniela Negrão, responsável pela Seção Creche da Semed;o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário a diretora do Cmei Milton Santos, Karla Luvizotto Maia de Freitas Guimarães, mães e alunos do Cmei.