A Prefeitura Municipal de Quatro Barras, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Rancho Dal Prá, de Campina Grande do Sul, vem oferecendo, desde 2018, a possibilidade de seus pacientes praticarem terapias em cima dos cavalos. A terapia com cavalos é denominada de Equoterapia.
A equoterapia é um “método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais”, conforme assegura a AndeBrasil, Associação Nacional de Equoterapia.
Embora a iniciativa para os paciente de Quatro Barras seja recente, os resultados positivos já estão sendo alcançados. Miriam Raquel Vanelli, mãe da praticante Isabella (4 anos), enfatiza que desde o início das sessões de equoterapia sua filha já apresenta melhorias no equilíbrio e em sua postura . “Com 10 aulas já pudemos perceber os benefícios, agora a nossa filha consegue caminhar com maior equilíbrio. Antes ela caía bastante, agora cai pouco”, relata a mãe, satisfeita com os resultados.
A intenção da Prefeitura é a de ampliar os atendimentos, estendendo esse benefício a mais pessoas. “É uma grande alegria poder proporcionar esse tipo de atendimento aos nossos munícipes”, relata o Prefeito Angelo Andreatta, Lara, que esteve visitando o Rancho Dal Prá, no dia 9, terça-feira.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. Fisioterapeuta, psicóloga, instrutor e auxiliar conduzem o atendimento, mas como ressalta o Sr. Antonio Jacinto, mais conhecido como Gauchinho: “O instrutor é o cavalo. A equipe é a mediadora”.