Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras promove a 1ª Festa das Regiões Brasileiras

Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras promove a 1ª Festa das Regiões Brasileiras

qb01

 

No sábado, dia 14, a Secretaria Municipal de Educação de Quatro Barras promoveu a 1ª Festa das Regiões Brasileiras, no pátio da Secretaria.

As sete escolas municipais estiveram presentes no evento, expondo conteúdos. Para promover a mostra, cada escola trabalhou uma das cinco regiões brasileiras durante um semestre letivo de forma interdisciplinar. Aspectos culturais, história, geografia e literatura foram abordados na exposição, que contou também com barracas de comidas típicas e apresentações culturais.

Todas as turmas das escolas participaram da preparação dos conteúdos, desde o Infantil 4 até o 5º ano. Conforme relata a professora Angela Maria Crupaná Simão, regente do 5ºano B, da Escola Municipal Rui Valdir Pereira Kern, “as crianças adoraram participar das atividades diferenciadas, principalmente pequisando sobre as brincadeiras regionais. Descobriram assim que as crianças do sudeste adoram brincar de bambolê, bola de gude, peteca, pula corda, pé de lata e biboquê”. Para ilustrar essa mostra, além da pesquisa, os alunos confeccionaram os brinquedos e produziram textos de comunicação e linguagem, com manual de instruções de ‘como brincar’ com cada material pesquisado e produzido, evidenciando assim o sucesso da proposta.

As regiões sul, sudeste, centro-oeste, nordeste e norte foram alvo das pesquisas e das apresentações. A região norte, por exemplo, trouxe além do artesanato indígena, da riqueza da biodiversidade, das características das suas festas populares, também a preocupação, em forma de maquete, com os incêndios florestais que consomem parte da floresta amazônica atualmente e, além disso, trouxe alertas sobre a biopirataria.

Para a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Leila Busnardo, “essa festa é a celebração de uma proposta bastante feliz. Todas as nossas escolas aderiram e, com isso, muito conteúdo e conhecimento foi gerado de forma interdisciplinar. Além disso, com a mostra sendo realizada de forma concomitante, cada escola pode conhecer o trabalho realizado nas outras escolas, enriquecendo ainda mais a nossa festa”.

Para facilitar o deslocamento para o local, a Prefeitura disponibilizou transporte aos seus alunos e familiares, para que todos pudessem prestigiar esse evento educacional.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress