Secretaria de Saúde de Pinhais realiza capacitação no Hospital Municipal

Secretaria de Saúde de Pinhais realiza capacitação no Hospital Municipal

pinhais06

 

Com foco na melhoria da qualidade do preenchimento das declarações de nascidos vivos e declarações de óbitos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, promoveu uma capacitação. A ação, que capacitou enfermeiros, foi realizada no Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e da instituição teve como palestrante a servidora Cléia Garcia Lazzarotto.

A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o documento padrão que alimenta o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) desde a década de 1990, quando foi implantado pelo Ministério da Saúde. Este sistema serve como uma das principais fontes de dados para a geração de indicadores de saúde sobre pré-natal, assistência ao parto e vitalidade ao nascer, além de fazer parte do cálculo das taxas de mortalidade infantil e materna.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os dados coletados são importantes uma vez que serão base para a análise da situação de saúde de grupos populacionais, bem como para vigilância, monitoramento e avaliação de políticas e ações de saúde.

Já a Declaração de Óbito (DO) é o documento padrão utilizado em todo o Brasil para a captação dos dados. Daí a necessidade do correto preenchimento dos documentos. “Para colaborar com este processo foi encaminhado aos colaboradores um arquivo, do Conselho Federal de Medicina, que orienta os profissionais para o preenchimento e procedimentos corretos a serem adotados”, complementa a palestrante Cléia Garcia Lazzarotto.

Para o mês de agosto está prevista a realização desta capacitação, para os profissionais do Hospital e Maternidade Pinhais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress