A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMS) e de Educação (SEMED), promoveu nos dias 26, 28 e 29 de abril, uma formação da Saúde sobre o trabalho desenvolvido com crianças e estudantes com autismo. A formação foi direcionada aos profissionais que atuam nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de São José dos Pinhais.
Durante os três dias de treinamento, 90 profissionais da Educação passaram pela Escola de Saúde, local onde foi realizado o treinamento. As atividades foram desenvolvidas por médicas, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e servidores da Saúde.
“É um trabalho realizado entre a Educação e a Saúde de forma parceira e colaborativa para propiciar a inserção das crianças na sociedade de uma forma facilitada e inclusiva. Assim trabalhamos para que ela atinja seu potencial individual máximo”, explicou Scheila Takayasu, diretora de Regulação da Secretaria de Saúde.
Na Educação, cerca de 700 crianças e estudantes com diagnóstico de autismo são atendidos nos serviços da Educação Especial. Eles frequentam unidades como o CAEP, CEMITRA, a Escola Especial Madre Paulina, a Escola Bilíngue de Surdos Ilza de Souza Santos, as Salas de Recursos Multifuncionais e CEMAEEs.
“Os trabalhos integrados entre Saúde e Educação são fundamentais para o desenvolvimento educacional na perspectiva da inclusão. Essa formação é inédita e é o início de uma parceria que contribuirá sobremaneira para a formação pedagógica dos nossos profissionais”, destacou a diretora do Departamento de Educação Especial da SEMED, Clicie Cancelier.
O encontro contou ainda com a participação das médicas Geórgia Genestra, Thalyta Correa e Mariana Polimeni, com a terapeuta ocupacional Valéria Alves e com a fonoaudióloga Aline Costa. Alessandra Moro, coordenadora da SEMS, e as profissionais da equipe de inclusão da SEMED, Nelly Narcizo e Leila Biasuz, também estiveram presentes.