A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco do Sul encerrou no dia 20 de maio, sexta-feira, na ASEM (Associação dos Servidores Municipais de Rio Branco do Sul), a Semana da Enfermagem, realizada em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, comemorado em 20 de maio.
Foram 4 dias de muita integração, formação, orientação e homenagens aos mais de 150 profissionais (auxiliares, técnicos, enfermeiros, entre outros) atuantes nas Unidades de Saúde, Hospital Municipal e serviço itinerante; dedicados e comprometidos na arte de cuidar, como a instrumentadora cirúrgica Flavia Ferreira, que trabalha há 15 anos como funcionária concursada no município. “Durante o tempo em que trabalho na prefeitura nunca tivemos formação durante uma semana. Agradeço à gestão e aos organizadores por nos proporcionar esse momento. Tenho orgulho em ser funcionária e ver que a saúde está melhorando”.
A Semana da Enfermagem, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com palestras sobre Ética Profissional, Saúde Mental, Comportamento Preventivo – Controle do Stresse, Humanização no Atendimento, ministradas por profissionais de diversas áreas, e teve como objetivo a valorização profissional e aprimoramento, para o desenvolvimento de ações eficazes e comprometidas com a população no oferecimento de serviços de qualidade em saúde.
O evento contou com a presença da secretária Nice Lara e sua equipe de trabalho, da prefeita Karime Fayad, do vice-prefeito Airton Nodary, do vereador Professor Du, entre outras autoridades.
Momentos de emoção também marcaram essa formação, para destacar o empenho e dedicação dos participantes, em especial durante o período mais intenso da pandemia do coronavírus, quando esses profissionais se tornaram essenciais no cuidado e combate à doença.
Para ressaltar o comprometimento dos participantes a cada dia, a secretária de Saúde, Nice Lara, fez a leitura do juramento da Enfermagem. A diretora da Média e Alta Complexidade, Andréia Jakopitsch, contou a história da enfermeira inglesa Florence Nightingale, patrona da enfermagem, que também foi representada pela enfermeira Paloma Juliana Faria. Teve ainda entrega de materiais de trabalho em forma de um kit, contendo camiseta, bloco de anotações com orientações sobre o processo de encaminhamento aos equipamentos que compõem a Rede de Atenção Básica, caneta e nécessaire e coffe break.
De acordo com a secretária Nice Lara a intenção é tornar o processo de capacitação algo constante no município, para que a saúde possa avançar no propósito de cuidar e a área da enfermagem se desenvolva em plenitude.