Secretaria de Saúde de Pinhais lança projeto Cuidando de Quem Cuida

Secretaria de Saúde de Pinhais lança projeto Cuidando de Quem Cuida

pinhais07

 

A iniciativa torna acessível de maneira rápida e prática o acolhimento e o apoio emocional aos servidores da área da saúde do município

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Gerência de Saúde Mental e Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, lança o projeto Cuidando de Quem Cuida. A iniciativa torna acessível, de maneira rápida e prática, o acolhimento e o apoio emocional aos servidores da área da saúde do município que tanto se empenham na luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde (SEMSA) disponibiliza sala com linha telefônica onde uma equipe de saúde multidisciplinar composta por enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e farmacêutico, realiza a escuta dos servidores. O projeto é de autoria dos profissionais do 1º ano de residência que atuam na Residência Multiprofissional de Saúde Mental em parceria com a saúde mental.

De acordo com Ivanilde Gonçalves do Nascimento, da Gerência de Saúde Mental e Especialidades, da SEMSA, esta é a segunda turma da Residência Multiprofissional de Saúde Mental no município, uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Paraná. “A iniciativa dos residentes em dar apoio emocional aos servidores é muito importante visto que o momento de incertezas no qual o mundo está vivendo traz aos profissionais da saúde, principalmente os que estão na linha da frente, muito medo e insegurança”, salienta.

“Considera-se que em situações de pandemias os profissionais de saúde tornam-se mais suscetíveis ao desgaste emocional e tem mais dificuldade para retornar à vida cotidiana. Poderão se tornar agravantes nessa situação: histórico prévio de transtornos físicos ou psíquicos, exposição continuada a situações traumatizantes, vivência recente de estresse, dilemas éticos associados, vulnerabilidades pessoais”, comenta.

O projeto viabiliza um canal aberto, via telefone e Whatsapp, que torna mais ágil o acolhimento aos servidores. “Ter um serviço no qual uma equipe multiprofissional realiza uma escuta qualificada ao servidor, com certeza vai fortalecê-lo e ajudá-lo a seguir em frente fazendo o que ele mais gosta que é cuidar das pessoas”, completa Ivanilde.

O serviço está disponível para os servidores de segunda à sexta-feira. A equipe oferece as seguintes atividades: acolhimento via escuta telefônica e mensagens pelo aplicativo Whatsapp; orientações de autocuidado para saúde mental; informações quanto ao fluxo de encaminhamentos nos serviços de saúde mental.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress