Secretaria de Saúde de Pinhais faz orientação sobre o perigo da raiva

Secretaria de Saúde de Pinhais faz orientação sobre o perigo da raiva

 

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, traz orientações para a população em relação ao perigo de transmissão de raiva. A doença é uma zoonose viral, ou seja, uma moléstia transmitida por vírus por meio de um animal e caracteriza-se como uma encefalite progressiva aguda e letal.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DEVIS) todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre. A transmissão ocorre pela penetração do vírus presente nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura.

Morcegos

A Vigilância Ambiental alerta que todo morcego caído pode indicar uma alteração de comportamento. Por isso, após uma avaliação, o mesmo deve ser encaminhado para exame de diagnóstico de raiva. “Orientamos a população a não ter contato com morcegos caídos ou pousados em locais não habituais, pois eles são os principais reservatórios do vírus rábico. Convém destacar que morcegos não são animais agressivos, mas podem morder caso se sintam acuados e, assim, transmitir a doença se estiverem infectados com o vírus”, afirma a diretora do DEVIS, Vanessa Loyola Fontoura

.
Importante ressaltar que o morcego é um dos grandes responsáveis pelo equilíbrio ambiental contribuindo para a polinização, ajudando a dispersar sementes e a controlar a população de insetos (cerca de 70% deles se alimentam exclusivamente de insetos) além de serem protegidos pela Lei de Crimes Ambientais nº 9605/98. “Por isso, não se justifica sair à caça para matar o animal como se todos os indivíduos fossem uma ameaça. O alerta é sobre os animais que apresentam comportamento que levante suspeita da doença”, comenta Vanessa.

Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental faz algumas orientações:

O que fazer ao encontrar um morcego no chão?

Sem tocar no morcego, o morador pode tentar aprisionar o animal com um balde ou uma bacia virada para baixo com um peso acima para que ele não consiga fugir. Se não tiver como fazer isso, o ideal é isolar o cômodo, evitando que pessoas ou animais cheguem perto. O passo seguinte é ligar imediatamente para a Vigilância Ambiental. Se alguém tocar no morcego deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

“Salientamos que a Vigilância Ambiental do Município de Pinhais apresenta atividades de orientação ininterruptas e realizam durante o ano algumas ações de vacinação para cães e gatos que apresentem falha no esquema vacinal contra a raiva para colocar a vacinação em dia e ainda, de forma continuada e mediante agendamento, todas as quartas-feiras na sede da Vigilância Ambiental”, completa Vanessa.

Serviço

A sede da Vigilância Ambiental de Pinhais está localizada na Rua Alto Paraná, 1789, no bairro Emiliano Perneta. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo (41) 3912-5395 ou (41) 3912–5396.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress