sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Secretaria de Saúde de Curitiba reorganiza rede para evitar colapso nos atendimentos de Covid-19

Secretaria de Saúde de Curitiba reorganiza rede para evitar colapso nos atendimentos de Covid-19

O objetivo é evitar o colapso e garantir que todos os casos da doença possam receber o atendimento médico adequado, de forma a evitar o maior número possível de mortes

Com agravamento da Covid-19 em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde está promovendo uma ampla reorganização de toda a rede de atendimento do município.

O objetivo é evitar o colapso e garantir que todos os casos da doença possam receber o atendimento médico adequado, de forma a evitar o maior número possível de mortes.

As mudanças também devem resultar na diminuição do fluxo de pessoas com quadros leves de saúde na rede e, portanto, sob risco de se infectar com Covid-19 – principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento, que tradicionalmente recebem um número muito grande (em média 80%) de casos que não são de urgência, nem emergência médica.

“A hora é de concentrarmos totalmente o atendimento na Covid-19 e demais casos graves de saúde”, explica a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak. “Não é o momento de fazer check-up, exames de rotina”, ressalta Márcia.

UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – que são os centros destinados ao atendimento de urgências e emergências médicas da cidade – funcionarão em novo sistema.

As UPAs Cajuru, Boa Vista, Sítio Cercado, Campo Comprido, Pinheirinho e CIC passaram desde quarta-feira (10/3) para um sistema híbrido – funcionando como centros de internamento para casos de Covid-19, além do pronto-atendimento para casos graves. A UPA Tatuquara já está neste sistema desde o início deste mês.

Essas UPAs continuam a prestar o atendimento de ocorrências graves, como enfartes, AVC, entre outros – ou seja, aquelas que implicam em risco de morte e necessitam, portanto, de diagnóstico e atendimento imediato.

Casos leves e moderados serão redirecionados para unidades básicas de saúde, que passarão a funcionar como pronto atendimento, e para a central 3350-9000.

O funcionamento das UPAs é 24 horas, todos os dias.

As UPAs Boqueirão e Fazendinha continuam funcionando apenas como unidades hospitalares, prestando-se ao internamento de pacientes de Covid-19.

US Pronto Atendimento

No novo modelo, 42 unidades de saúde passam a funcionar como pronto-atendimento para casos leves e moderados de urgência e emergência médica (que normalmente são feitos nas UPAs). Neste momento não serão realizados exames de rotina nem check-ups.

“Dessa forma, evitaremos que uma pessoa com quadro leve venha a contrair covid e passe, num curto espaço de tempo, a necessitar de internamento”, explica Huçulak.

O horário de funcionamento das 42 unidades básicas que passam a funcionar como pronto-atendimento foi ampliado, das 7h às 19h, de segunda a sexta. E nos sábados das 7h às 17h.

Vacinação, gestantes e crianças

Outras dez unidades básicas de saúde farão o atendimento de crianças e gestantes, que precisam de acompanhamento permanente. São as mesmas onde hoje ocorre a vacinação (exceto de Covid-19).

Essas unidades funcionam de segunda à sexta, das 7h às 19h.

Outras seis unidades e demais locais – como Pavilhão da Cura, unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, drive-thru (Boqueirão, Boa Vista e Barigui), Rua da Cidadania do Tatuquara e do Fazendinha e Clube da Gente do CIC – permanecem fazendo a vacinação de Covid-19.

Central de Atendimento

Além dos quadros com sintomas gripais, a Central de Atendimento 3350-9000 passa a ter uma nova função, atendendo também casos leves e moderados de quaisquer doenças, que possam ser acompanhados a distância. Em caso de necessidade, a Central encaminha o paciente para um serviço de saúde.

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