Com o objetivo de prevenir e acompanhar o tratamento de pacientes com lesões e feridas que necessitam de curativos especiais, a Secretaria Municipal de Saúde criou a Comissão de Cuidados com a Pele.
O grupo é composto por representantes de várias áreas do atendimento administrativo e técnico da saúde municipal, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos.
“A integração destes profissionais é fundamental no combate aos fatores que favorecem o aparecimento de feridas e prejudicam o processo de cicatrização, como idade, alimentação, higiene da residência e pessoal, doença base, tipo de pele, tabagismo, alcoolismo, hipertensão e diabetes”, conta o secretário municipal de Saúde, Lucas Sehnem.
A Comissão de Cuidados com a Pele atenderá pacientes com feridas causadas por doenças infecciosas, crônicas ou em razão de incapacidades físicas. Os profissionais farão a avaliação, manejo e armazenamento de produtos, além da estimulação motora e psicológica e orientação em relação à alimentação.
“Atenderemos os pacientes com lesões cutâneas por meio de protocolos e registros específicos, visando à eficácia no processo de regeneração tecidual, com redução de danos, custos e dor e garantindo o bem estar do paciente”, explica a coordenadora geral da comissão, Marilda Schwartz. Após a avaliação da equipe, os atendimentos aos pacientes serão agendados na Unidade Básica de Saúde mais próxima.
O processo de elaboração da Comissão de Cuidados com a Pele contou com uma série de reuniões administrativas e técnicas no último mês. A última etapa foi uma capacitação, realizada na sexta-feira (31/07) na Unidade Básica de Saúde da sede, em que foi definida a padronização dos curativos.