“O principal objetivo dos Ecopontos, legado ambiental que entregamos a São José dos Pinhais durante essa gestão (2017-2020), é oferecer à população do município um local adequado para o descarte correto e voluntário de materiais jogados na natureza de maneira irresponsável”, comentou o prefeito Toninho Fenelon na entrega do 5º Ecoponto inaugurado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) na manhã de quarta-feira (16).
Localizado na Rua das Nações Unidas – esquina com a Rua Francisco de Paula Lobo Araujo – o Ecoponto Cidade Jardim vai funcionar, de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 17h, para recolher vários tipos de resíduos sólidos, muitas vezes descartados – clandestinamente – em áreas de preservação onde é proibido o descarte de lixos.
O Departamento de Controle Ambiental (Decam) da Semma, responsável pelos programas ‘Recicla São José’ e ‘Meu Ambiente’, também entrega, junto com o 5º Ecoponto da cidade, uma ‘Horta Comunitária’ que vai fornecer gratuitamente, aos moradores da região, hortaliças em geral.
Funcionários da Semma também acompanharam a entrega do Ecoponto que irá atender em especial à comunidade do bairro Cidade Jardim que já pode utilizar o local para descartar pequenos volumes de móveis velhos, pneus inservíveis, resíduos de construção e demolição (caliças), madeira reciclável, eletrônicos, pilhas, baterias, além resíduos vegetais e podas. Até óleo de fritura pode ser descartado, pela população, no novo Ecoponto entregue pela atual administração.
“Com muito trabalho, comprometimento e dedicação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza mais essa entrega que com certeza é outro legado na área ambiental que a atual administração proporciona à São José dos Pinhais”, destacou Ahirton Sdroiesk Junior, secretário de Meio Ambiente.
O secretário Ahirton, também comentou que “desde o início da atual Gestão Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza diversas ações no município que promovem, em todos os níveis de ensino, a educação ambiental com objetivo de fortalecer políticas públicas socioambientais de conservação”, explica Ahirton. “E a mobilização pela causa socioambiental”, segundo o secretário, “deve estar no cotidiano da sociedade”.
Além do Ecoponto Cidade Jardim, entregue na quarta-feira, dia 16, a Semma já inaugurou também outros quatro – ecopontos – que estão em funcionamento e atendendo os moradores das regiões dos bairros Borda do Campo, Gatupê, Ipê, além do Rio Pequeno.
“Margem e leito de rios, terrenos baldios, áreas de mata fechada, vias públicas não é local adequado para o descarte de resíduos que podem ser reaproveitados. Contamos com a colaboração de toda a sociedade para a preservação do meio ambiente”, frisou o secretário Ahirton.
Abaixo, confira os endereços dos Ecopontos de São José dos Pinhais:
- Ecoponto Borda do Campo: Rua Manoel Correa, nº 98 – Borda do Campo.
- Ecoponto Cidade Jardim: Rua Das Nações Unidas – esquina com a Rua Francisco de Paula Lobo Araujo – Cidade Jardim (antigo Centro de Tradição Gaúcha – CTG)
- Ecoponto Guatupê: Avenida Guatupê, nº 3.480 – Guatupê.
- Ecoponto Ipê: Rua Laerte Fenelon, nº 1.001 – Ipê.
- Ecoponto Rio Pequeno: Rua Honofre Holthman, 200 – Rio Pequeno.