A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu recentemente, em duas ocasiões, profissionais de outros municípios para conhecer a estrutura e os serviços ofertados pela Educação Especial em Pinhais, tendo em vista o destaque que o município tem no cenário educacional diante do processo inclusivo de alunos público-alvo da Educação Especial.
No dia 27 de abril, profissionais da educação de Fazenda Rio Grande estiveram no município para conhecer os diferentes suportes profissionais ofertados para atendimento aos alunos de inclusão – estagiários de inclusão de apoio colaborativo, cuidadores, intérpretes de Libras e professores colaboradores. O grupo procurou entender a concepção colaborativa de suporte profissional que está sendo trabalhada na Rede Municipal de Ensino de Pinhais, pois, também estão buscando superar, no município onde atuam, a concepção de suporte profissional individualizada que, segundo eles, pouco tem contribuído com o processo inclusivo e desenvolvimento da autonomia e independência dos alunos no contexto educacional.
Já os profissionais da Educação de Guarapuava estiveram no município no dia 13 de maio para conhecer a estrutura da Educação Especial. A equipe da Educação Especial deste município é nova e deseja implementar uma política inclusiva mais efetiva para atendimento dos alunos. As profissionais também visitaram e conheceram o trabalho desenvolvido nas salas de recursos multifuncionais diante da oferta do atendimento educacional especializado – AEE, bem como o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Helen Keller o qual oferta o AEE especificamente para munícipes com deficiência sensorial (visual e surdez) matriculados na educação básica.