sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Secretaria de Educação de Pinhais prepara unidades de ensino para retorno das aulas

Secretaria de Educação de Pinhais prepara unidades de ensino para retorno das aulas

Nesta segunda-feira (7), aproximadamente 14 mil alunos de escolas e Cmeis retornam presencialmente às aulas

O calendário letivo de 2022 inicia no próximo dia 7 de fevereiro, segunda-feira, em todas as escolas e Cmeis, da rede de ensino municipal de Pinhais. Aproximadamente 14 mil alunos retornam presencialmente às aulas, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está com tudo pronto para recebê-los. O protocolo de biossegurança continuará sendo praticado, com aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel.

As aulas serão 100% presenciais, acatando legislações de retorno à presencialidade – recomendação tanto do MEC quanto do Ministério Público e do Conselho Nacional de Educação. Segundo a Semed, as equipes das unidades educacionais prepararam tudo com muito carinho e cuidado para que o retorno presencial dos educandos ocorra de forma segura. Apenas para casos de crianças com comorbidades e/ou risco, desde que com recomendação e atestado médico, haverá o atendimento remoto.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, ressalta que o Município vem se preparando para o retorno das aulas da rede municipal, desde o ano passado. “Em 2021 tivemos a adaptação para o formato híbrido, com aulas remotas e presenciais, agora em 2022, retornamos em formato 100% presencial com todos os cuidados necessários”, salienta a secretária, frisando também que além de atender às exigências legais, o retorno se torna ainda mais seguro diante da vacinação dos profissionais da educação e início da vacinação infantil. “Precisamos destacar que teve início em Pinhais, no mês de janeiro, a vacinação infantil. Isso garante a imunização de crianças de 5 a 11 anos, com aplicação da segunda dose, para os primeiros vacinados, previstas para o mês de março”, finaliza a secretária.

Para a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Rodrigues de Lima Simas, é necessário restabelecer o vínculo com os educandos, famílias e escolas para juntos retomar as aprendizagens não consolidadas. “Sabemos que para muitos houve um lastro no processo de aprendizagem, de estresse socioemocional em crianças e educandos, além do aumento das desigualdades educacionais e da evasão escolar. Além da urgente reabertura das escolas com segurança; da aceleração da vacinação dos profissionais de educação, adotaremos protocolos pedagógicos para o enfrentamento das questões de retomada de aprendizagem. Tais protocolos remetem à garantia do direito à educação e à consolidação das aprendizagens. Consideramos que em todo processo, a participação da família ou do responsável no acompanhamento da vida escolar dos educandos é imprescindível para conseguirmos retomar o processo com sucesso”, salienta a diretora de Ensino.

A equipe da Semed ressalta ainda que os profissionais da rede de ensino têm sido incansáveis no atendimento pedagógico e aguardam com grande expectativa esse retorno presencial. As salas de aula foram organizadas, disponibilizados os materiais de EPIs para os profissionais e os aspectos pedagógicos estão sendo discutidos ao longo desta semana, em especial, com formação continuada – a Proficiência, que conta com a importante reflexão sobre essa retomada, conduzida pela professora Angela Mendonça com o tema “Pedagogia da Pandemia”.

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