por Jean Ceccon
A partir desta semana os pacientes que frequentam as Unidades Básicas de Saúde e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Campina Grande do Sul serão convidados a responder uma pesquisa de opinião. Trata-se de um formulário com questões sobre aspectos como atendimento, estrutura, farmácia, médico, entre outros. Além disso, há um campo para sugestões e críticas.
As orientações foram passadas paras as gerentes das Unidades Básicas de Saúde, do Caps e da Central de Remoções em uma reunião na tarde de segunda-feira (22) na Unidade de Saúde da sede.
“O objetivo desta pesquisa é avaliar diretamente com os pacientes como está o atendimento em nossas Unidades e desta forma saber quais ações realizar, sempre no intuito de consertar o que está errado e aperfeiçoar o que está bom”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Sehnem.
Aprovação
Em novembro de 2014 a empresa Gestão Saúde realizou uma pesquisa semelhante no município, que revelou que 92,7% da população consideram o atendimento do serviço público de saúde do município satisfatório ou acima da expectativa. Este mesmo levantamento ainda mostrou que 91,8% dos usuários aprovam o trabalho realizado nas recepções das unidades de saúde. Os serviços de enfermagem tiveram aprovação de 90,8% e o atendimento dos médicos alcançou o índice de 64,2%, enquanto as instalações físicas e a limpeza do ambiente ficaram com 62,6%. Ao todo, foram entrevistadas 177 pessoas.