São José dos Pinhais será sede de Centro de Especialidades

São José dos Pinhais será sede de Centro de Especialidades

reuniao_comesp_secretario_saude_foto_paulo_szostak

 

Na terça-feira (19), às 11 horas, no prédio da antiga UPA Rui Barbosa, o Prefeito Toninho Fenelon, juntamente com o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, e a presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), a Prefeita de Colombo, Beti Pavin, realiza a assinatura oficial da criação do Centro de Especialidades do Paraná (CEP) da Grande Curitiba. Com isso, o Município passará a ser referência na Região Metropolitana de Curitiba na realização de exames e consultas médicas especializadas, atendendo os 25 municípios que fazem parte do Comesp.

“A instalação do Centro de Especialidades do Paraná em São José dos Pinhais é um grande ganho para a nossa população, pois ela terá à sua disposição os mais diversos exames e consultas médicas especializadas, possibilitando a disponibilização de atendimentos especializados dentro dos protocolos de atenção à saúde nas cinco linhas guias: Mãe Paranaense, Pediatria, Hipertenso e Diabete, Idoso e Saúde Mental com projeção de atendimento de 100% das demandas do Município. Com essa ação, poderemos redesenhar o nosso serviço de saúde. Os nossos Centros de Especialidades municipais para o atendimento à mulher e criança passarão a ser absorvidos pela nova estrutura, gerando economia e possibilitando que reencaminhemos esses profissionais para as nossas Unidades de Saúde”, disse o Prefeito Toninho Fenelon.

Para o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, a instalação do CEP no Município mostra a importância dele na nova reestruturação da saúde regional. “A instalação do Centro de Especialidades do Paraná representa a importância do Município de São José dos Pinhais perante a realidade que vive a saúde pública na 2ª Regional de Saúde do Paraná, na qual o Município será o polo da Microrregião Sul. Com o CEP será possível reestruturarmos o serviço de Atenção Secundária no Município. Mais do que isso, possibilita cortarmos custos com serviços que não atendiam 100% a nossa população e que representavam uma grande despesa, como era o caso dos nossos Centros de Especialidades. Com o novo CEP, São José dos Pinhais ganha uma estrutura de ponta na realização de exames e consultas médicas especializadas, em um prédio próprio, economizando assim com aluguel, com o mobiliário todo pago pelo Consórcio Metropolitano e, ainda, sem custos para a manutenção dos profissionais. É sem dúvida uma conquista histórica para a Saúde do Município”, afirma.

Na terça-feira (12), o secretário municipal de Saúde – juntamente com o secretário de Governo, Augustinho Michalizen e o assessor político do Prefeito Toninho e diretor-presidente do Prev-São José, Fabricio Tambolo – explanou aos vereadores como será o funcionamento do novo Centro de Especialidades do Paraná nas dependências da antiga UPA Rui Barbosa, no bairro Santo Antônio. Na quarta-feira (13) o Prefeito Toninho Fenelon e a presidente do Consorcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) se reuniram com o secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo, para os preparativos da solenidade de assinatura do contrato de criação da CEP em São José dos Pinhais.

Na sexta-feira, o secretário de Saúde Giovani de Souza explanou os detalhes da criação do CEP aos membros do Conselho Municipal de Saúde, que devem deliberar pela apreciação e aprovação da Concessão de Uso do imóvel situado na Avenida Rui Barbosa, nº 10.471 (antiga UPA Rui Barbosa), ao COMESP para a instalação do Centro de Especialidades do Paraná – Metropolitano Regional Sul (CEP-MRS).

O início do funcionamento do CEP em São José dos Pinhais tem previsão para o mês de janeiro de 2018.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress