No dia 26, quarta-feira, São José dos Pinhais realizou a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que teve como tema “Os Desafios e Dificuldades da Atuação no enfrentamento ao Uso e Abuso de Drogas Lícitas e Ilícitas: Perspectivas, Prevenção e Fiscalização”.
O encontro teve como objetivo discutir ideias sobre os problemas do uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas. Além disso, a ação incentivou os participantes a buscarem soluções eficazes para a prevenção e combate ao abuso das diversas drogas existentes na sociedade. Os eixos temáticos propostos para discussão foram:
– Estratégias de prevenção redução de oferta e enfrentamento ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas;
– Consolidação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da rede de proteção municipal;
– Fortalecimento dos vínculos familiares, reinserção social e reintegração ao mundo do trabalho;
– Direitos Humanos, redução de danos e o papel do primeiro, segundo e terceiro setor.
Fizeram parte da mesa de abertura da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas: a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o promotor do Ministério Público, Diogo Russo; o chefe do Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas/SESP, delegado Renato Bastos Figueiroa; o comandante da 1ª Companhia do 17º BPM, capitão Victor Rodrigo Amaral; o GM Marciano Carlos Barreto e o vereador Samuel Pinheiro.
Estiveram presentes no evento o secretário de saúde, José Dalmi Dissenha; os vereadores Juliano Martins, Luiz Monteiro e Silvio Santo; o presidente da OAB-SJP, Fabiano da Rosa; o diretor da Secretaria de Segurança, GM Andreo e o representante do Núcleo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, José Augusto Soavinski.