Foto: Ary Portugal
Dando continuidade aos investimentos em infraestrutura e atendimento à Saúde da população, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Programa Avança e pelo Mais Saúde, entregou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Município, dois veículos zero quilômetro provindos de recursos próprios. São caminhonetes com tração 4×4, cabine dupla, que atenderão todo o território são-joseense, inclusive para atendimentos especializados em áreas remotas ou que necessitem da rápida intervenção até o paciente. Para o Prefeito Luiz Carlos Setim, mais do que modernos veículos, o investimento reforçará o atendimento do SAMU, representando mais condições e resolubilidade no atendimento à população.
“Desde que assumimos a Prefeitura, uma das nossas prioridades é o setor da Saúde no Município, porque temos consciência que ela é uma das maiores necessidades de nossa população. Por isso, focamos nossos esforços em melhorar o atendimento da saúde à população, como foi o caso da inauguração no final do ano passado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena, a melhoria e reforma do Hospital e Maternidade São José. Sabendo da importância do atendimento do SAMU, investimos para que a Unidade tivesse sede própria, desmembrando-se da UPA Rui Barbosa e agora estamos entregando dois novos veículos caminhonetes, totalmente equipadas, para reforçar o atendimento à população de forma rápida e eficaz”, disse Setim.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho, a aquisição das caminhonetes vieram para substituir a que vinha sendo usada pelo SAMU nos últimos anos e para dar mais condições para o deslocamento médico até a vítima. “As caminhonetes substituem o veículo usado, que por sinal foi inaugurado quando também estivemos à frente da Prefeitura em 2004, ou seja, há dez anos com a estreia do SAMU em São José dos Pinhais. Os novos veículos são de última geração, de deslocamento rápido, fundamentais para que a equipe médica chegue o quanto antes ao local da solicitação do serviço de urgência e emergência no Município”, afirma.
Para o diretor de Urgência e Emergência do Município, Rafael Antonio Gabriel, os veículos serão uma importante ferramenta de trabalho para as equipes de socorristas e representarão, em casos mais graves, a rapidez necessária para se salvar mais vidas. “A aquisição desses veículos é uma grande ganho para o atendimento das nossas equipes de SAMU em São José dos Pinhais. Elas irão facilitar o atendimento, contemplando toda a população do Município, seja em áreas rurais, que são de difícil acesso, seja nos bairros, por ser um veículo de intervenção rápida. Elas irão reforçar o tempo de resposta no atendimento, representando minutos preciosos ganhos para se salvar a vida de um paciente em estado crítico”, frisa.