Abandonada na rua e extremamente debilitada, ela não conseguia se manter em pé, estava com sinais evidentes de desnutrição e diversas escoriações pelo corpo. Seu estado refletia uma história de abandono e negligência. Foi assim que Verônica, uma simpática égua resgatada pelo Departamento de Defesa e Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), foi encontrada.
“Não havia informações sobre um possível tutor e não sabíamos há quanto tempo ela estava nessa situação. Mobilizamos uma força-tarefa para ajudá-la a se levantar e transportá-la para um local adequado”, contou a diretora do Departamento de Defesa e Bem-estar Animal, Bruna Silva. Com o apoio de uma médica veterinária especialista em equinos, a administração municipal realizou os primeiros socorros da égua. Ela recebeu a medicação necessária e uma alimentação adequada para promover o ganho de peso. A partir desse momento, iniciava-se um novo capítulo na vida de Verônica, e também na de Therumy.
Em agosto de 2021, Therumy Januario Fagan conheceu o programa de resgate de equinos promovido pela Prefeitura da cidade e decidiu adotar o animal apelidado de Verônica. “É muito legal fazer parte dessa história e dar uma segunda chance a ela”, relatou Fagan, contando que seu sonho de infância era ter um cavalo. “Ela é a realização de um sonho por completo”.
Esse não é o único caso de resgate e adoção no município. Nos últimos quatro anos, 16 equinos foram adotados por meio do programa. A Semma disponibiliza um formulário para quem deseja adotar um cavalo. Assim que um novo resgate for realizado, o setor de defesa animal entrará em contato com os possíveis adotantes.
Therumy relatou todo o apoio que recebeu. “O departamento fez toda a orientação, ajudou e deu suporte para que a gente conseguisse adotar essa querida. Há três anos ela está trazendo muita felicidade pra gente”. Além disso, ela incentiva que a população também adote.
“Eu gostaria de incentivar as pessoas a participarem, fazerem um esforcinho para adotarem esses bichos. Muita gente tem esse sonho. Realmente é um animal que demanda um pouco mais de gastos e que precisa de mais atenção, mas é um sonho realizável. Vale muito a pena, esses animais são incríveis, só amor”, completou.
Os interessados devem lembrar que, para adotar um cavalo, é necessário ter um espaço exclusivamente em área rural, com pasto e abrigos adequados. Além disso, é importante ter condições financeiras para manter o animal, responsabilidade e, principalmente, muito amor e carinho para dar. “Eles são animais extremamente gratos. Saber que você fez parte e ajudou a salvar uma vida é algo indescritível”, completou a tutora de Verônica.
Lembre-se: ao presenciar qualquer tipo de abuso e maus-tratos aos animais, faça uma denúncia por meio do aplicativo SJP 156, ou pelo portal 156 (https://prefeitura.sjp.pr.gov.br/portal).