Sacolão Verde é o programa de coleta que mais cresce em São José dos Pinhais

Sacolão Verde é o programa de coleta que mais cresce em São José dos Pinhais

sacolao_verde_foto_ary_portugal-9155

Foto: Ary Portugal/PMSJP

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais divulgou os números referentes à coleta de materiais recicláveis e distribuição de sacolas de hortifrutis do Programa Sacolão Verde.

 

Iniciado em 1999, o programa efetua a troca de 15 quilos de lixo reciclável por uma sacola com seis quilos de hortaliças, oriundas dos produtores rurais do Município, sendo que cada pessoa tem direito a duas sacolas.

A variedade de produtos distribuídos vai de acordo com a época do ano. Em geral dentre as verduras, legumes, temperos e raízes estão: alface; rúcula; acelga; beterraba; repolho; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abobora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.

Em 2014 a coleta, troca e número de pessoas atendidas superaram os números de 2013. No ano passado, no período de fevereiro a novembro (funcionamento do programa), foram distribuídas 25.707 sacolas, contra 20.368 de 2013, a Secretaria recolheu 370.442 quilos de matérias recicláveis no ano passado, e 302.137 quilos no ano anterior. O número de pessoas atendidas passou de 14.019 em 2013 para 14.142 em 2014.

Segundo a Secretaria, os materiais recicláveis aceitos para a troca por hortifrutis são papeis, plásticos, metais e vidros. O Programa Sacolão Verde permite a diminuição do volume de lixo que não é separado do orgânico, que acabava tendo o mesmo destino do lixo comum.

Mais informações: (41) 3381-5824.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress