Com ampliação do programa municipal ‘Sacolão Verde’, de São José dos Pinhais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag), da Prefeitura, vai realizar, a partir deste primeiro semestre do ano, a coleta e troca de materiais recicláveis por sacolas com fruta e verduras em outros bairros importantes do município que não eram comtemplados. Segundo a Divisão de Abastecimento da secretaria, o programa estimulou, durante o ano passado, aproximadamente, R$ 200 mil em frutas e verduras compradas direto dos produtores rurais do município.
Na sexta-feira, dia 05 de abril, o programa chegou pela primeira vez ao bairro Cachoeira, onde a equipe da Semag espera coletar cerca de 2 toneladas de resíduos recicláveis que serão destinados às cooperativas de reciclagem do município. A cada 15 kg de material reciclável o participante recebe uma sacola e cada participante pode receber no programa até duas sacolas com hortifrútis.
Atualmente, o cronograma de coletas e distribuição do ‘Sacolão Verde’ funciona em vinte bairros de São José dos Pinhais, e até o final de 2019 o programa será ampliado para atender mais oito regiões do município através de parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento com Meio Ambiente (Semma) que disponibilizará mais uma equipe da Prefeitura para atender outras localidades com o programa.
Em 2018, o ‘Sacolão Verde’ realizou 17.529 atendimentos que distribuíram no município 36.116 sacolas contendo até cinco variedades de hortaliças e frutas. Conforme a época do ano, realizou 195 coletas em várias comunidades, retirando do meio ambiente mais de quinhentas mil toneladas de lixo reciclável (517.751 kg), que foram trocados por verduras e legumes, temperos e raízes como a rúcula, acelga, beterraba, repolho, alface, agrião, vagem, berinjela, pepino, couve manteiga, abobrinha, abóbora, cenoura, inhame, batata doce, couve flor, brócolis, batata salsa, milho verde, batata inglesa, cheiro verde, cebola, tomate, salsão, pimentão, rabanete e banana – direto dos produtores rurais de São José dos Pinhais.
Além do bairro Cachoeira, o ‘Sacolão Verde’ passa a atender, também, neste ano, comunidades dos bairros Ouro Fino, Jardim Montreal, no Campo Largo da Roseira, e ainda o Jardim Modelo, localizado na Vila Iná. A intenção da Semag é que, em breve, todo o município seja contemplado pelo programa, beneficiando especialmente às famílias, os produtores rurais e o meio ambiente.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto, servidores da secretaria e o vereador Alex Purkote acompanharam todo o trabalho realizado pela equipe de atendimento no bairro Cachoeira.