Ruas da Cidadania: população de Curitiba resolve tudo o que precisa em um único lugar

Ruas da Cidadania: população de Curitiba resolve tudo o que precisa em um único lugar

Sirley Pereira Barros
A Prefeitura de Curitiba criou as Ruas da Cidadania para que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos municipais, estaduais e federais perto de onde mora

As nove Ruas da Cidadania e a Administração Regional da CIC fizeram em 2024 mais de 3,6 milhões de atendimentos à população do município.  

A Rua da Cidadania da Regional Matriz, que abrange 18 bairros, foi a mais procurada, com cerca de 1 milhão de serviços prestados à comunidade no ano passado.

 

Finanças em dia

A corretora autônoma Cleony Ribas utiliza os serviços da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, há mais de dez anos. Ela mora no bairro Água Verde e foi até o núcleo da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento solicitar o desconto do IPTU para aposentados. O núcleo da secretaria faz em torno de 2,4 mil atendimentos mensais de pessoas que procuram informações sobre tributos como IPTU, ISS, ITBI e outros serviços municipais.   

“Desço do ônibus na Praça Rui Barbosa e resolvo tudo aqui. Já precisei várias vezes dos serviços da Secretaria de Finanças e eles atendem muito bem. Também faço compras no Armazém e no Sacolão da Família, onde encontro alimentos, verduras e frutas mais baratos. Em tudo, a Rua da Cidadania nos serve, o lugar é excelente, organizado e limpo”, concluiu Cleony.     

 

Frutas, alimentos e refeições mais baratos

O núcleo da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Regional Matriz foi o mais procurado nas Ruas da Cidadania de Curitiba em 2024. Foram 935 mil atendimentos nos três equipamentos da secretaria: Restaurante Popular, Sacolão e Armazém da Família.    

A aposentada Sirlei Pereira Barros mora a poucas quadras da Rua da Cidadania Matriz e utiliza com frequência os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Ela também é cliente fiel do Armazém e do Sacolão da Família.  

“Eu já tirei meu carnê do IPTU deste ano na Secretaria de Finanças e minha carteirinha de isento do pagamento de passagem de ônibus no posto da Urbs. Mas o que eu mais gosto é de fazer minhas compras aqui e economizar. Facilita muito a nossa vida, os preços são melhores que em outros locais e a qualidade dos produtos é muito boa”, revelou Sirlei.  

O Sacolão da Regional Matriz atende em média 2 mil pessoas por dia, segundo a gerente Patrícia Barrea. “O objetivo é facilitar à população o acesso a frutas, verduras e legumes produzidos pelos agricultores familiares da região, a preço único de R$ 3,99 o quilo, preços mais baratos do que os valores encontrados no comércio varejista”, revelou Barrea. 

 

Carrinho cheio

A empresária Gracieli Ribeiro mora na região central e sempre enche o carrinho para aproveitar o preço único de R$ 3,99 dos hortifrutigranjeiros.  

“Sou empresária e meu negócio e minha casa ficam aqui no Centro. Eu utilizo vários serviços, o Sacolão, que possibilita a compra de produtos de qualidade com preços acessíveis, e também o Armazém da Família. O atendimento é rápido e agilizado”, afirmou Gracieli. 

Para comprar no Sacolão da Família não é preciso ter cadastro. As unidades ficam nas Ruas da Cidadania do Boqueirão, Boa Vista, Santa Felicidade, Fazendinha/Portão e Matriz. O Sacolão tem ainda outras seis unidades de atendimento. Confira os endereços dos SACOLÕES

Famílias com renda mensal de até 5 salários mínimos podem comprar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal com preços, em média, 30% mais em conta nas Ruas da Cidadania Fazendinha/Portão e na Matriz. O Armazém da Família de Curitiba tem 35 unidades no munícipio. 

Já o Restaurante Popular da Matriz oferece comida boa e barata, com supervisão de nutricionista, pelo valor de R$ 3, de segunda a sexta, das 10h às 14h. Confira os endereços das demais unidades dos Restaurantes Populares de Curitiba. 

 

Serviços públicos pertinho de casa 

Outros serviços muito procurados pela população são prestados nos postos de atendimento da Urbs, localizados na Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. O coordenador responsável pelo posto do Pinheirinho, René Possamai, explica que em média 5 mil pessoas procuram a unidade todo mês. 

“Nosso posto é o mais movimentado de todas as Ruas da Cidadania de Curitiba. Oferecemos todos os serviços do cartão-transporte mediante agendamento, para que o cidadão possa ser atendido com mais agilidade e perto de casa”, esclarece Possamai.

 

Cartão isento

Rose Maria Santos é aposentada e vizinha da Rua da Cidadania do Pinheirinho. Ela agendou atendimento na Urbs para solicitar a isenção do pagamento da passagem de ônibus. 

“Hoje, vim fazer a minha carteirinha para não pagar mais a passagem, porque já sou aposentada, mas também já fiz ótimos cursos no Liceu de Ofícios daqui, todos gratuitos e eu nem precisei pegar o ônibus porque moro perto. É uma comodidade ter tudo em um único lugar”, conta Santos. 

 

Educação e muito mais

Nas Ruas da Cidadania, a comunidade pode resolver assuntos ligados à educação, saúde, urbanismo, habitação, cadastro de emprego e em programas sociais do governo e do município, emissão de documentos, esporte e lazer e ainda podem resolver uma série de questões relacionadas ao dia a dia dos moradores. 

O operador de estacionamento Guilherme Henrique Ribeiro se mudou para Curitiba em dezembro do ano passado e precisa matricular as filhas na escola. Ele foi até o núcleo da Secretaria Municipal de Educação na Rua da Cidadania do Pinheirinho buscar informações sobre as escolas municipais. 

“Eu morava em Manaus e nunca tinha visto um local assim com todos os serviços da Prefeitura no mesmo lugar. Eu desci no terminal aqui do lado, fui atendido rapidamente e já saí com todas as informações que preciso, com os endereços das escolas mais perto de onde eu moro para matricular as meninas,“ afirmou Ribeiro.

A população encontra nas Ruas da Cidadania vários atendimentos disponibilizados pelos núcleos regionais das secretarias municipais, agências da Cohab e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Espaço Empreendedor – Agência Curitiba, nos postos da Urbs, da Sanepar e Copel, na Junta de Serviço Militar e Instituto de Identificação do Paraná. 

 

Atendimentos realizados em 2024

Matriz: 1 milhão. Matriz – Administração Regional 

Boa Vista: 420 mil. Boa Vista – Administração Regional

Cajuru: 418 mil. Cajuru – Administração Regional

Fazendinha/Portão: 410 mil. Fazendinha-Portão – Administração Regional

Pinheirinho: 300 mil. Pinheirinho – Administração Regional

Boqueirão: 274 mil. Boqueirão – Administração Regional

Bairro Novo: 252 mil. Bairro Novo – Administração Regional

Santa Felicidade: 225 mil. Santa Felicidade – Administração Regional

Tatuquara: 220 mil. Tatuquara – Administração Regional

CIC: 31 mil. Administração Regional CIC

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