Rosa Maria parabeniza equipe do Hospital Municipal de Pinhais pelos 70% dos nascimentos, em 2015, terem sido por parto normal

Rosa Maria parabeniza equipe do Hospital Municipal de Pinhais pelos 70% dos nascimentos, em 2015, terem sido por parto normal

Rosa

 

O parto normal é recomendado pelo Ministério da Saúde e o percentual alcançado em Pinhais está acima da média nacional.

Levantamentos apontam que durante o ano de 2015, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (HMNSLP) realizou 1.789 partos, sendo que destes 1.215foram normais e 562 cesarianas. Isso significa que de cada dez crianças que nasceram, sete foram por parto normal. “Sabemos que tais dados são resultados de políticas públicas sérias da Secretaria de Saúde do Município”, relata a Secretária de Administração Rosa Maria.

A equipe do Hospital Municipal destaca que o parto normal é recomendado pelo Ministério da Saúde e que o percentual alcançado em Pinhais está acima da média nacional. Vale destacar ainda que o parto normal é excelente para a saúde do bebê e da mamãe.

Dados do Ministério da Saúde indicam um número alarmante, pois 84% dos partos realizados pela rede suplementar são cesáreas, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade de cesarianas não ultrapasse os 15% do total de partos. No hospital municipal, felizmente, trabalha-se com uma realidade inversa, 70% dos partos são normais e o trabalho de toda a equipe busca aumentar essa quantidade.

Rosa Maria parabeniza a Secretaria de Saúde, bem como a equipe do Hospital Municipal pelo incentivo às gestantes na conscientização dos benefícios do parto normal, tanto para os bebês quanto para as mães. ”É muito importante que a gestante faça o pré- natal corretamente, pois assim se prepara tanto para o parto normal quanto para a amamentação, assegurando dessa forma a saúde da mãe e do bebê”, comenta Rosa Maria, bastante satisfeita.

Hospital Amigo da Criança

A secretária Rosa Maria também enalteceu o fato de o Hospital Municipal ser reconhecido como Amigo da Criança. O HMNSLP preserva entre suas diretrizes o incentivo do contato entre bebê e mamãe já nos primeiros minutos. Além disso, estimula o aleitamento materno logo após o parto e caso não necessite de cuidados especiais, o bebê é retirado de perto da mãe somente para que sejam realizados os exames e procedimentos rotineiros, e depois não sai dos braços dela. “Ações como essas demonstram o compromisso com as pessoas nesta gestão”, concluiu Rosa Maria.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress