Um dos principais desafios para uma gestão municipal é sem dúvida conseguir valorizar o que a cidade tem de bom. É fazer com que a comunidade se envolva com projetos que enaltecem a cultura local. Para isso é necessário saber promover bons projetos. Na opinião da Secretária de Administração de Pinhais, Rosa Maria, a cidade está se transformando em grande referência, quando o assunto é “cultura”. “A cada atividade promovida pelo Departamento de Cultura, fico ainda mais maravilhada e entusiasmada com o quanto é rico o nosso potencial nessa área”, destaca Rosa.
Além dos grandes eventos, como Festival da Canção – Fecapi, Festival de Teatro Amador e Estudantil – Fetaepi, Mostra de Dança, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Fanfarra, entre outros, Pinhais também vem ganhando destaque fora da cidade. Na última quarta-feira, dia 7, o Grupo Extensão Musical de Pinhais realizou uma apresentação no Teatro Paiol, em Curitiba. O show “Tributo à Música Nacional” teve no repertório Rock, Pop e MPB. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural da capital paranaense.
O Grupo Extensão Musical é um projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais, tendo como integrantes 25 alunos músicos, instrumentistas e cantores. Os estudantes passam por formação e iniciação em música na Oficina de Violão do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. O grupo, que tem como regente o professor Adriano Carvalho, conta com violões, guitarras, contrabaixo, violão elétrico, teclado, instrumentos de percussão e vocais, que tocados juntos geram uma grande harmonia.
A próxima grande apresentação de um projeto de Pinhais fora do município será em dezembro, no Teatro Guaíra, quando a Companhia de Dança apresentará seu grande espetáculo, que já virou tradição. “Este é um momento muito especial para quem se apresenta e também para quem assiste. Projetos sérios como esses é que fazem a diferença e transformam Pinhais nesta cidade tão rica em cultura”, concluiu a Secretária Rosa Maria.