Roncador

turismo05

 

DE FÉ E NATUREZA, FEZ-SE RONCADOR

Roncador é feita de natureza e fé. Da primeira, vem a principal fonte econômica do município, a agropecuária, e as belas paisagens naturais que servem de cenário para os praticantes de esportes radicais. Da última, as tradicionais quermesses da Igreja Católica, as festas típicas ucranianas e o título de Terra da Fé.

Juntas, natureza e fé impulsionam o turismo local. A cidade tem mais 25 atrativos turísticos em potencial, muitos em fase de estruturação, tanto na área urbana como nas comunidades rurais.

Os 12 mil habitantes, a maioria de origem eslava, esperam sua visita a esse bonito e acolhedor município do Centro do Paraná. É só chegar!

O QUE FAZER

PRESTIGIAR FESTAS E EVENTOS

O calendário local é agitado e registra eventos diversificados. A Festa da Colheita comemora a boa safra e aquece a economia da cidade. Já a Festa de São Nicolau é organizada pela comunidade ucraniana em homenagem ao santo.

No segmento esportivo, destacam-se o Enduro da Amizade, que reúne milhares de pessoas para caminhar por trilhas naturais, e o Rodeio da Amizade, com atividades campeiras, como montaria e tiro de laço.

CACHOEIRAS

Roncador é o lugar ideal para quem gosta de cachoeiras. Principal espaço natural do município, a Cachoeira Sassá é responsável por atrair muitos visitantes à região. Além dela, há também cerca de 30 quedas d´água espalhadas por propriedades particulares na zona rural da cidade. As condições de relevo facilitam o acesso a esses locais.

TRILHAS

Terra do Grupo Roncatrilha, o município costuma receber muitos motociclistas, que fazem trilhas radicais pelas estradas rurais que passam pelas cachoeiras.

DICAS

ORIGEM DO NOME

O curioso nome do município é uma homenagem a um volumoso rio da região, que produz forte barulho em dias de chuva.

PADROEIROS

A forte presença ucraniana fez com que Roncador, diferentemente de outros municípios da região, tivesse dois padroeiros, o católico São Pedro e o ucraniano São Nicolau. Por conta disso, a cidade tem dois importantes feriados em homenagem a eles: em 29 de junho, celebra-se São Pedro; e em 6 de dezembro, São Nicolau.

COMO CHEGAR

É possível chegar ao município pela BR-487, sentido PR-462. Os aeroportos mais próximos são o de Maringá, a 176 quilômetros, e o de Cascavel, a 185 quilômetros.

GASTRONOMIA

O prato típico de Roncador é uma herança ucraniana, o perohê ou vareneky, uma massa cozida, com variados recheios. Muitos dizem ser o prato típico mais “vegetariano” da região.

ONDE FICAR

Cidade-dormitório por falta do setor hoteleiro nas imediações, Roncador tem rede de hotéis e pousadas simples.

turismo04 turismo03 turismo02 turismo01

publicidade

Compartilhe:

Uma resposta

  1. Ola gostaria muito de estar visitando está cidade porém tenho um casal de idosos pra encontrar aí nesta cidade eles são da família Saqueto eu sou viúva do neto deles Marcos Saqueto e sei q esses idosos eram pais do senhor Mário Saqueto é muito importante pra mim tentar encontrar,los peço ajuda se possível, estes idosos moram num citio nesta região e é toda informação q tenho para tentar encontrar – los agradeço se obtiver resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress