Diversas máquinas trabalham no local e os serviços estão concentrados no acesso ao município
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) começa a executar a pavimentação da última camada de asfalto na Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Pinhais. Trata-se de mais uma importante etapa no cronograma de obras de duplicação e modernização da PR-415, que ganhou mais uma faixa em cada sentido da rodovia em alguns trechos, totalizando seis pistas.
Diversas máquinas trabalham no local e os serviços estão concentrados no acesso ao município de Pinhais. A pavimentação foi iniciada nas proximidades da ponte sobre o rio Atuba e segue até o cruzamento com a Avenida Maringá. O trajeto, com cerca de um quilômetro, está todo sinalizado com placas e cones para orientar os motoristas. O trânsito no sentido Pinhais–Piraquara funciona somente em uma faixa para que os serviços de pavimentação possam ser executados com segurança.
O Governo do Paraná está investindo R$ 168 milhões na obra de duplicação da PR-415. Serão 14 quilômetros totalmente revitalizados, com seis faixas de circulação em alguns trechos. A duplicação vai ampliar a capacidade de tráfego da rodovia por onde passam mais de 25 mil veículos por dia, a maioria automóveis leves e motos.
“Estamos ampliando o número de pistas de duas para seis faixas, três em cada sentido da rodovia. A modernização da PR-415 atende às necessidades da população de Pinhais e Piraquara e contribuirá para o desenvolvimento econômico de toda a região”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
VIADUTO
Além da ampliação da capacidade da rodovia, outra frente de trabalho executa serviços na fundação do viaduto em frente ao supermercado Carrefour, também em Pinhais. Quem passa pelo local já pode observar os primeiros pilares construídos que sustentarão a estrutura do viaduto.
A nova estrutura terá 200 metros de extensão e 26,60 metros de largura e vai isolar a linha férrea que passa pela PR-415, minimizando os riscos de acidentes e evitando o conflito entre o trânsito rodoviário e a circulação de trens. A construção do viaduto deverá ser feita ao longo do ano de 2017.
A OBRA
O projeto de duplicação da PR-415 prevê uma série de obras feitas por etapas. Quando toda a obra for entregue ela contará com um viaduto, uma trincheira, dois bolsões de retorno, oito passarelas, seis muros de contenção, 14 quilômetros de calçadas e ciclovias e iluminação central em todo o trecho.