Ribeirão dos Müller ficará mais resistente aos períodos de cheias em Curitiba

Ribeirão dos Müller ficará mais resistente aos períodos de cheias em Curitiba

As intervenções estão sob coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas

Com nascente e foz na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o Ribeirão dos Müller está recebendo obras de alargamento e reperfilamento do canal, construção de diques de contenção, construção de estruturas de controle de vazão e, também, a recuperação da mata ciliar. As intervenções estão sob coordenação do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas e tem o objetivo de tornar o afluente do Rio Barigui mais resistente aos períodos de cheias.

Os trabalhos estendem seus efeitos por uma área de 52.000 metros quadrados e, na sexta-feira (17/7), foram vistoriados pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

“Entre as ruas Theodoro Locker e Clemente Ritz, próximo também à Rua João Dembinski, o caudaloso Ribeirão dos Müller está passando por intervenções para que, quando colher as águas das chuvas, contenha a onda de cheias e as famílias ribeirinhas fiquem mais protegidas”, disse Greca.

A obra faz parte do plano de governo do prefeito e deixou de ser apenas um projeto para se tornar realidade. “É uma promessa que se cumpre e com grande alegria inspeciono a execução dos serviços”, completou Greca.

De acordo com o secretário, o serviço visa ampliar a área do fundo do canal existente, bem como fazer a regularização da sua inclinação de fundo.

“A obra se estende por 1,5 quilômetro e também serão feitos diques em terra revestidos com vegetação para garantir uma largura constante de bacia e evitar os alagamentos. A nova estrutura busca atender a cota máxima de cheia”, explicou Rodrigo Rodrigues.

Para que o sistema de drenagem funcione com a detenção necessária e dimensionada, o projeto prevê a execução de quatro estruturas de controle ao longo do Ribeirão dos Müller. Essas estruturas serão executadas em gabião e irão se incorporar à vegetação do local.

Após o término das obras, que contam com o investimento de cerca de R$ 6,5 milhões, a cobertura vegetal do entorno do curso de água será recomposta e a mata ciliar também será recuperada. As intervenções fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias, que está realizando serviços de drenagem em rios e córregos da cidade para minimizar o risco de enchentes durante os períodos mais chuvosos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress