Passadas as eleições municipais deste ano, realizadas no dia 15 de novembro, por causa da pandemia do novo coronavírus, é “hora” de conhecer alguns prefeitos(as) e vereadores(as) eleitos(as) ou reeleitos(as) na capital do Paraná e em algumas das principais cidades da Região Metropolitana de Curitiba.
Em uma eleição atípica, neste ano os candidatos(as), cabos eleitorais, apoiadores e grandes lideranças como deputados(as) estaduais e federais, além do próprio Governador Ratinho Júnior, não puderam circular livremente pelas ruas. Respeitando o isolamento social, alguns até foram em algumas casas e empresas para falar de suas propostas e tentar conquistar os votos dos eleitores.
Entre os muitos políticos que foram às ruas em apoio aos seus candidatos, nossa reportagem encontrou o Governador Ratinho Júnior e o Deputado Federal Luizão, em Colombo, numa enorme carreata de apoio ao candidato a prefeito – Helder Lazarotto (PSD) e seu vice, Professor Alcione (Republicanos), que derrotaram o forte grupo político da atual prefeita Beti Pavin (PSDB). Segundo a assessoria do deputado, além de Colombo, Luizão e o Governador também estiveram juntos em Curitiba, em apoio ao prefeito Rafael Greca (DEM), e em diversas outras cidades da RMC.
Apesar de Greca ser o favorito para vencer as eleições em Curitiba, a desistência de Luizão ajudou a definir o pleito já no primeiro turno, pois o ex-prefeito de Pinhais (avaliado na época com 94% de aprovação), possivelmente, “abraçaria” um eleitorado que se sentiu sem representatividade.
“O perfil de gestor bem sucedido, com um bom passado e um capital político significativo, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), fazia de Luizão um grande concorrente”, segundo Fernando Munhoz, diretor do Instituto de Pesquisa Ágora.
Porém, a pedido de Ratinho Júnior, o deputado Luizão retirou sua candidatura a prefeito de Curitiba e passou a liderar importantes campanhas na RMC. “Havíamos feito um amplo estudo em diversas áreas e tínhamos como meta tratar Curitiba como nossa Grande Metrópole, mas ao conversar com o Governador e também com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, que também é do PSD, chegamos à conclusão que poderíamos construir juntos esse projeto”, destacou o deputado.
Vitória na RMC
Além de Helder Lazarotto, vários outros candidatos que tiveram o apoio do deputado Luizão foram vitoriosos nas últimas eleições municipais. Só do seu partido, o Republicanos, foram 3 prefeitos, 2 vice-prefeitos e 26 vereadores eleitos na RMC. De longe a maior marca alcançada pela sigla em sua história. E, se levarmos em consideração que nos 399 municípios o Republicanos conquistou 89 cadeiras de vereador, significa que 30% estão concentradas em apenas uma região de 29 municípios comandada pelo ex-prefeito de Pinhais.
Principais conquistas
Segundo Luizão, a vitória em Colombo e a reeleição de Marli Paulino (PSD) em Pinhais, junto com a vice Rosa Maria (Republicanos), foram importantes vitórias de seu grupo político.
Já na cidade de Piraquara, Josimar Froes (PSD) irá suceder o atual prefeito Marquinhos Tesserolli (PSD), ambos, fortes aliados de Luizão e Ratinho. Outra grande vitória foi em Rio Branco do Sul, onde a arquiteta Karime Fayad (Republicanos) fez história tornando-se a primeira mulher a ser eleita prefeita na cidade.
Ainda de acordo com o deputado, a lista de prefeitos apoiados por ele na RMC ainda inclui Bihl Zanetti (PSD) em Campina Grande do Sul, Casagrande (PSD) em Campo Magro, Gerson Colodel (MDB) em Almirante Tamandaré, Maicon Tiguera (Republicanos) em Piên, Patrick Magari (Republicanos) em Cerro Azul, Gringo (PP) em Tijucas do Sul, Luis Antonio (PSC) em Mandirituba, Mostarda (PSL) em Contenda e Marcos Zaneti (PSD) em Balsa Nova.