Mais 51 casas estão sendo entregues pelo Programa Residência Cidadã em Araucária, desta vez, na região do Fazenda Velha. As chaves dos contemplados nesta quarta etapa do programa começaram a ser entregues no dia 04 de dezembro, segunda-feira.
São 26 casas no lote 1 e 25 residências no lote 2. Um dos conjuntos habitacionais tem casas térreas, sendo que algumas unidades estão voltadas para a rua externa e as restantes formam 3 pequenos condomínios, com rua interna. O segundo conjunto é composto por habitações superpostas (divididas em dois pavimentos), formando 6 conjuntos individuais com 4 unidades cada, com vagas, acessos e jardins divididos para cada família.
Cada residência possui cerca de 40 m² e pode comportar famílias com até 6 pessoas, tendo 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, abrigo de carros e uma pequena área de jardim. As casas foram projetadas pela Secretaria de Municipal de Planejamento, otimizando o espaço de uso, aproveitando a ventilação e iluminação natural, e pensando também na integração visual com vizinhança, de forma a integrar os novos moradores à região. Além das residências térreas e superpostas, o conjunto conta com duas unidades totalmente acessíveis, para acolher a pessoa com deficiência.
Muitas mães selecionadas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social para usufruir do imóvel emocionaram-se. Luciana Lopes da Silva, de 42 anos, com 6 filhos, conta que perdeu tudo na última enchente. “Nem acredito. A casa nova é tão bonita, tem até campainha, tudo lindo, com água e luz para tomar banho quentinho. Deus foi muito bom nos ajudando”, relata. Outra nova moradora, Cristiane de Vila da Luz, de 36 anos, chorou ao ver o novo lar em um bairro bom, com asfalto e toda infraestrutura necessária. Esse é o começo de uma nova etapa na vida dessas 51 famílias.
Sobre o programa
O programa possui um público e recursos bastante específicos. O recurso para a construção dessas casas vem de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público para que fosse utilizado para famílias com crianças em situação de risco e vulnerabilidade social.
Sendo assim, o programa não tem relação com a lista de famílias cadastradas para programas habitacionais da Cohab Araucária. Não há como se inscrever, pois os CRAS avaliam quais famílias já atendidas se enquadram no programa.
A Prefeitura faz um termo de cessão de uso dessas casas por 30 anos. Durante o período, uma Comissão de Fiscalização fará averiguações junto às famílias nos imóveis. Decorrido este prazo, e se tudo correr dentro do esperado neste período, a cessão de uso é convertida em doação.