No primeiro bimestre deste ano, as equipes de manutenção urbana da Prefeitura de Curitiba fizeram 170.741 m² de roçadas em áreas públicas nos bairros da Regional Cajuru (Guabirotuba, Cajuru, Tarumã, Uberaba, Jardim das Américas e Capão da Imbuia). A área equivale a 24 campos oficiais de futebol (7.140 m² cada).
O dado foi divulgado pela Secretaria de Governo Municipal e integra a Zeladoria Municipal, programa de serviços de manutenção urbana da Prefeitura de Curitiba.
A roçada é fundamental para manter as áreas verdes em boas condições de uso e também para garantir segurança para pedestres e motoristas, já que garante melhor visibilidade das áreas. O serviço é feito nos canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas. Em frente a imóveis particulares, cabe ao proprietário a manutenção da limpeza e da roçada.
Melhorias nas ruas
A prefeitura também investiu na melhoria das ruas da região. Nos seis bairros da Regional, foram 71.326 metros de manutenção das vias nestes dois primeiros meses de 2021. Dessas benfeitorias, 60.685 metros foram em operações de revestimento primário (tapa-buracos) e a manutenção de revestimento de saibro somaram 10.641 metros.
Drenagem
As equipes não descuidaram da drenagem. Em janeiro e fevereiro, foram 20.376 metros de limpeza de caixas de captação e substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados.
Os trabalhos de manutenção também incluem limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais e bocas de lobo, reparos em erosões e substituição de ralos quebrados, operações de tapa-buraco nas ruas, como explica o superintendente de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo, João Vidal.
Histórico
A manutenção dos bairros foi retomada pela prefeitura nos primeiros meses de 2017, no início da gestão do prefeito Rafael Greca, após um período em que os bairros ficaram sem equipes para a execução tapa-buracos, roçadas e limpeza de bueiros e galerias, além de praças abandonadas.
Nos primeiros quatro anos da gestão, os bairros da Regional Cajuru receberam 73.805m de drenagem; 1.096.656m de manutenção em ruas e 7.700.909m²de roçada em espaços públicos, entre janeiro de 2017 e novembro de 2020.