Ao longo destas duas gestões do prefeito Rafael Greca, as obras de pavimentação na Regional Cajuru somam mais de 140 km de extensão. Para se ter uma ideia da dimensão, todo esse asfalto concluído em ruas, avenidas e vias abrange uma área três vezes maior do que o perímetro urbano do município de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
Para alcançar os seis bairros de cobertura da regional (Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba e Tarumã) e uma população estimada em 250 mil pessoas, até agora, foram finalizadas 297 obras ou ações de asfalto e seguem em recuperação outras 16 ruas, trechos e avenidas em toda a área.
Programa revolucionário
Os serviços conduzidos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) integram o revolucionário Programa Asfalto Novo – com a marca histórica de mais de 1.000 km de asfalto já pavimentados em toda Curitiba -, trazem conforto, melhor acessibilidade e fluxo seguro e organizado do trânsito para os moradores.
As ações de pavimento na Regional Cajuru representam ainda 14,48% da relação total executada pelo programa Asfalto Novo em Curitiba.
“As obras implementadas na Regional Cajuru, por meio do programa Asfalto Novo, sob coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, melhoram a vida da população, estimulam o comércio, integram os bairros, tornam o transporte público mais acessível e eficiente aos usuários, transformando positivamente a realidade urbana da cidade”, destacou o administrador regional Narciso Doro.
Progresso urbano
A urbanização definitiva das ruas e calçadas está ligada diretamente à qualidade de vida e ao dia a dia dos moradores. Na prática, ruas pavimentadas, calçadas planas, acessíveis e padronizadas (amigáveis) representam mobilidade, conforto, segurança e satisfação da comunidade.
No heterogêneo bairro Jardim das Américas, formado por mais de 80 mil pessoas e um comércio diversificado, sede ainda do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Hospital Erasto Gaertner, a população comemora o progresso urbano conquistado com o término de várias obras de asfalto.
A corretora de imóveis Ligia Maria Eckel destacou, dentre várias ações concluídas na Regional Cajuru, a importância do pavimento completo na Rua Targino da Silva, onde reside desde maio de 2010.
“Fomos duplamente beneficiados porque as obras ainda envolveram outras duas ruas, a Lamartine (Monsenhor) e a Visconde de Caravelas. Então, com essas obras, o tráfego melhorou muito, pois a Targino (Rua) tem apenas uma quadra e a Caravelas (Rua) faz conexão com a avenida principal (R. Prof. João Doetzer)”, disse.
Recuperação prática
Em termos práticos, a recuperação da estrada, segundo Ligia Maria, melhorou a circulação dos carros, de pedestres e o trânsito de moradores. “Até as crianças curtiram as ruas arrumadas, com tudo nivelado e sem nenhum problema com tapas buracos. Agora dá até mesmo para andar de roller, skate e patins”, destacou a corretora.
Ainda segundo a moradora, a execução do pavimento atendeu pedidos feitos pela comunidade por meio da Central 156 de Atendimento da Prefeitura de Curitiba.
A reivindicação se estendeu ainda para outros mecanismos importantes. “Também apresentamos esse pedido de benfeitoria na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2018 e recebemos apoio do administrador regional, Narcio Doro, durante reunião em nossa Associação (de Moradores), quando indicamos a necessidade (de pavimento da rua) para o bairro (Jardim das Américas)”, concluiu.
Intervenções urbanas
Asfalto e calçadas são ações importantes e complementares para proporcionar mais qualidade de vida para a população e para os moradores dos bairros de Curitiba. No bairro Cajuru, na profusão dos projetos Asfalto Novo e Caminhar Melhor, quem ganhou foram a comunidade e os comerciantes.
A Rua Niterói foi totalmente asfaltada e realinhada, com a implantação de meios-fios e bocas de lobo do sistema de drenagem. A via ganhou ainda calçadas em paver em toda a extensão de 1.689 metros, desde a Rua Trindade até a BR-277.
Além disso, a Niterói também recebeu nova sinalização horizontal e vertical, paisagismo com grama e arborização.
As intervenções de Manutenção Urbana, com melhorias no pavimento, microdrenagem, roçada e suporte ao Programa Caminhar Melhor, neste caso, foram coordenadas pela Secretaria do Governo Municipal (SGM).
Comércio beneficiado
A implantação de novas calçadas e a mudança melhorou não apenas a mobilidade e a acessibilidade de quem circula pela região como também aqueceu o comércio, ao longo da Rua Niterói, eixo importante de ligação do bairro Cajuru, ao formar o binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz.
Dono do Empório João e Maria, o empresário Carlos Martins destacou a importância das melhorias na Rua Niterói em benefício da população do bairro e para qualificar o atendimento comercial.
“Melhorou muito mesmo, melhorou da água pro vinho. Os idosos não subiam a Rua Niterói porque tinham que andar no meio da rua e só existia um lado da calçada. Agora todo mundo está feliz, faceiro, sai de casa, sobe e desce a rua, anda pela calçada, passeia com os cachorros. Tá bem legal mesmo”, disse.
A acessibilidade com a instalação completa das calçadas e urbanização da área melhorou substancialmente o movimento no comércio, segundo Martins.
“Ficou ótimo para nós comerciantes. O comércio melhorou entre 30% e 40% porque antes o pessoal não parava, agora tem área de recuo, com estacionamento do lado direito da rua (o Empório João e Maria fica localizado numa esquina entre as ruas Niterói e Luiz França, no bairro Cajuru). O pessoal para agora para tomar um café no empório. Deu mesmo (a recuperação da via e instalação completa das calçadas) uma alavancada forte no comércio da rua”, reforçou ainda Carlos Martins.