Reciclagem gera economia e sustentabilidade em Pinhais

Reciclagem gera economia e sustentabilidade em Pinhais

pinhais01

 

Muito se fala sobre os benefícios da reciclagem. Economia de energia elétrica; preservação do meio ambiente, ao reduzir o consumo de matérias-primas já escassas; geração de emprego e renda; redução da utilização de aterros sanitários. Em Pinhais, os números demonstram que a cidade está investindo nesta área.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no ano de 2015 foram recicladas 348 toneladas de papel/papelão; 228 toneladas de plástico e 72 toneladas de metal. São cerca de 200 toneladas/mês de resíduos recicláveis que deixaram de ser destinados ao aterro sanitário. Número que representa os materiais encaminhados à Associação dos Recicladores de Pinhais – AREPI e também à empresa contratada via chamamento. “O restante fica dividido em vidro e outros materiais recuperados, exceto pneus e eletrônicos, e ainda o rejeito que é descartado”, explica a gerente de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos de Pinhais, Juliana Zanetti Ribeiro. Além disso, o dado resulta em economia em relação ao transporte e à destinação final dos resíduos.

Juliana destaca que o processo de reciclagem gera resultados expressivos tanto no campo ambiental, quanto nos campos econômico e social. “A conversão de resíduos em materiais passíveis de reutilização, reduz o consumo de matérias-primas, utilização de energia e poluição do ar e da água, reduzindo também a necessidade de tratamento convencional de lixo por meio de aterros sanitários”, enfatiza.

De acordo com Juliana, além da geração de trabalho e renda, a reciclagem de resíduos reduz a necessidade da disposição final de resíduos em aterros sanitários. “Isso aumenta a vida útil dos materiais e diminui a quantidade de lixo disposta em tais locais. Também contribui para a diminuição de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa”, explica Juliana.

Processo de reciclagem

O município conta com a coleta seletiva que atende 100% do território, sendo realizada pela Empresa Transresíduos Transporte de Resíduos Industriais Ltda, com frequência de dois dias por semana em cada bairro. As informações de dias e horários podem ser consultadas no site da Prefeitura.

Após a coleta, os resíduos são encaminhados à destinação final, ambientalmente adequada. O processo de reciclagem de resíduos inicia na triagem e classificação dos materiais recicláveis, passando pela prensagem (compactação dos materiais) e posterior revenda às empresas recicladoras, tornando a usar esses materiais como matéria-prima no processo produtivo.

Os resíduos provenientes da coleta seletiva do município são encaminhados à AREPI. Nas situações em que a associação não comporta o recebimento do total de recicláveis coletados no município, a Secretaria de Meio Ambiente encaminha o excedente às empresas credenciadas via Chamamento Público nº 028/2015. “Ao encaminhar os resíduos às Associações de Catadores, o aspecto social é priorizado tendo em vista que a ação contribui para a geração de emprego e renda, colaborando para a valorização do trabalho de catadores”, acrescenta Juliana.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress