Ratinho Junior é favorito em maioria das simulações para 1º turno da eleição presidencial

Ratinho Junior é favorito em maioria das simulações para 1º turno da eleição presidencial

Ratinho Junior é favorito
Pesquisa da Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, também traz percepção da população em relação ao governo estadual

Ratinho Júnior, governador do estado do Paraná, é favorito entre os eleitores locais na maioria das simulações traçadas para o 1º turno da eleição presidencial de 2026. O atual governador aparece empatado apenas com Jair Bolsonaro, em um quadro contra o vice-presidente Geraldo Alckimin, e perde apenas na simulação que traz o embate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro, cenário em que Jair Bolsonaro vence ambos. É o que mostra a pesquisa “Avaliação Estadual – Paraná”, realizada pela Futura Inteligência, empresa da Apex Partners, que ouviu mais de 800 pessoas, com 16 anos ou mais, residentes no Paraná.

Ratinho Júnior recebe 40,4% das intenções de voto do estado quando considerados Michelle Bolsonaro (28%), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (19,1%) e Ronaldo Caiado (2%) entre os possíveis candidatos. A porcentagem aumenta para 46,8% em um cenário com Lula (19%), Tarcísio de Freitas (16%) e Caiado (1,9%).

Em outra simulação, Ratinho Jr. aparece com 43,8%, a frente de Michelle Bolsonaro (28,1%) e Geraldo Alckmin (10,5%). O atual governador também é favorito (53,4%), em um cenário com Tarcísio de Freitas (17,9%), Geraldo Alckmin (10,2%) e Ronaldo Caiado (1,8%).

O atual governador empata apenas com Jair Bolsonaro em dois cenários que consideram Bolsonaro entre os candidatos. No que também inclui Lula entre as opções, Bolsonaro recebe 39,9% das intenções de voto versus 26,8% para Ratinho Jr. No que desconsidera Lula e incluí Geraldo Alckmin e Ronaldo Caiado, Bolsonaro lidera com 39% e Ratinho Jr. recebe 35,1%.

O levantamento também traz os cenários possíveis para a eleição estadual. Neste caso, Sérgio Moro lidera no 1º turno, com 32,4%, seguido de Roberto Requião, com 17,8%. Em um 2º turno, Moro vence em todos os cenários analisados.
 

Avaliação dos governos

A pesquisa traz a percepção da população do Paraná em relação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A aprovação de Lula no estado é mais baixa do que média nacional: 30,4% versus 37%. Os dados também apontam que mais de 59% da população do estado não votaria no atual presidente em hipótese alguma.

Em contrapartida, o governo estadual é bem avaliado por mais de 60% dos paranaenses, que consideram a gestão “ótima ou boa”. A aprovação pessoal do governador é ainda mais expressiva, chegando a quase 80% da população.
 

Economia e Setores Públicos

A percepção estadual sobre a economia do país é bem próxima em comparação ao restante do Brasil. O levantamento retrata que mais de 60% da população avalia a situação econômica como ruim, versus 59,1% da média nacional.

Na segurança pública, os paranaenses apresentam uma percepção menos negativa em relação à média brasileira: 44,4% consideram a segurança “ruim ou péssima”, contra 52,4% no Brasil. Já a saúde pública se destaca como o ponto mais crítico no estado, com apenas 18,6% avaliando o serviço como “ótimo ou bom”, um número ligeiramente superior à média nacional (16,6%).

Em relação à educação, o Paraná também supera a média nacional, com 26,6% de avaliação positiva, contra 22,9% no Brasil. O mesmo ocorre com a infraestrutura, que é melhor avaliada pelos paranaenses (20,1%) do que pela média da população nacional (15,9%).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress