quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Ratinho Junior apresenta modelo de crescimento econômico sustentável do Paraná nos EUA

Ratinho Junior apresenta modelo de crescimento econômico sustentável do Paraná nos EUA

Ratinho Junior
Organizado pelo Banco BTG Pactual, o encontro reúne governadores brasileiros e executivos de empresas com o intuito de apresentar oportunidades de negócio no Brasil com foco no agronegócio

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou no dia 15, quarta-feira, em Nova York, do evento Brazil and the World Economy, onde apresentou o modelo implementado pelo Governo do Estado que alia desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. Organizado pelo Banco BTG Pactual, o encontro reúne governadores brasileiros e executivos de empresas como a Arezzo, Parceiros da Educação, Motriz, Amigos da Poli e Fortress com o intuito de apresentar oportunidades de negócio no Brasil com foco no agronegócio.

Como tem feito em outras agendas internacionais, Ratinho Junior voltou a defender a estratégia de transformação do Paraná em uma espécie de grande supermercado do mundo por meio do incentivo à agroindústria. “O Paraná sempre foi um grande produtor e exportador de alimentos, mas o que fizemos foi estimular investimentos no beneficiamento e industrialização desses produtos para que tivessem mais valor agregado. Isso beneficia toda a cadeia produtiva, gerando mais empregos e renda à população”, afirmou o governador.

Um efeito prático disso foi o crescimento de 5,8% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual em 2023, o dobro do resultado nacional, que cresceu 2,9% no último ano. O desempenho foi puxado principalmente pelos resultados da agropecuária, que cresceu 26,91% enquanto a média nacional foi de 15,1%. Ele também destacou o chamado PIB Verde do Paraná, que já tem 32% da economia totalmente voltada para a Agenda 2030.

A melhoria nos métodos de produção agrícola e a implementação de políticas públicas voltadas para o campo também pesaram, conforme Ratinho Junior, para que o Paraná se tornasse uma referência nacional e internacional em desenvolvimento sustentável. Ele lembrou que o Estado foi eleito por três anos consecutivos pelo Ranking de Competitividade dos Estados e por duas vezes pela consultoria Bright Cities o estado mais sustentável do Brasil, além de ser citado como exemplo no assunto pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Como exemplo, o governador citou um levantamento do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do Instituto Água e Terra (IAT) que demonstrou que o Paraná teve um aumento significativo de cobertura florestal natural nos últimos anos. Ela passou de 54.856 km² em 2017 para 55.061 km² em 2022, um aumento de 205 km², o que equivale a uma área de 20,5 mil campos de futebol. No período, o Paraná também foi o único estado do Sul do País com aumento de cobertura vegetal no período.

Ele ainda destacou a transição energética em andamento. “Por meio do RenovaPR, também estamos oferecendo incentivos econômicos e condições facilitadas de financiamento para a instalação de sistemas de geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais, o que aumenta o potencial de crescimento dos agricultores ao mesmo tempo que aumenta a proporção de energia produzida a partir de fontes limpas e renováveis”, expôs Ratinho Junior.

Parte desse reforço na produção de alimentos também é revertida em outras áreas do poder público. Uma das iniciativas destacada pelo governador é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentos adquiridos diretamente dos produtores nas escolas que compõem a rede estadual de ensino, com refeições em três turnos. “Agora, os alunos se alimentam bem quando chegam na escola, no almoço e antes de irem embora, o que facilita o processo de aprendizagem e reduz a evasão escolar”, argumentou.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress