Foi divulgado na última semana o Ranking Connected Smart Cities 2021, realizado pela empresa Urban Systems que indicou as 100 cidades brasileiras mais inteligentes do Brasil.
Pelo levantamento, Pinhais ocupa uma posição de destaque, pois é a primeira colocada na Região Metropolitana de Curitiba, a 8ª em nível estadual, a 17ª posição da região sul do Brasil e a 74ª no ranking geral.
No Ranking, somente nove cidades do Paraná foram citadas: Curitiba (3º), Maringá (25º), Londrina (34º), Apucarana (41º), Foz do Iguaçu (44º), Cascavel (50º), Pato Branco (66º), Pinhais (74º) e Toledo (98º).
A pesquisa é realizada desde 2015 e avalia 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, analisando aqueles com maior potencial de desenvolvimento. Para a formação da nota, a metodologia englobou 75 indicadores de 11 eixos: economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, saúde, segurança, tecnologia e inovação e urbanismo.
Em relação aos levantamentos anteriores, promovidos em 2019 e 2020, o Paraná aumentou sua participação na pesquisa. Neste ano passou a ter nove municípios ranqueados. As novidades foram Pinhais e Apucarana que agora aparecem no ranking. Entre os índices avaliados, Pinhais é destaque nos indicadores relacionados ao meio ambiente, ficando em 5ª lugar no setor. Outros pontos bem avaliados foram: mobilidade (14ª), tecnologia e inovação (50º) e segurança (87º).
As informações completas da pesquisa estão disponíveis no site Ranking Connected Smart Cities 2021 (https://ranking.connectedsmartcities.com.br/sobre-o-ranking.php).